Caminhão Scania tanque bi-trem não consegue superar ladeira e foi auxiliado.
O Bi-Trem estava acoplado a um caminhão Scania, mas estando carregado não conseguia superar a ladeira
Vídeo do Canal Truck Force mostra uma Scania que não conseguiu superar uma ladeira e teve que pedir “arrego”. Na verdade tratava-se de uma carreta tanque bi-trem carregada e desta forma, a Scania não conseguia subir.
Mas, para sustentar a valentia da marca, outro caminhão da marca Scania entrou na jogada, sendo agora uma betoneira que possui maior motorização, potência e torque, participando de um verdadeiro ‘cabo de guerra’ e conseguindo puxar o enorme veículo totalmente carregado.
As imagens impressionam e nos fazem questionar qual é a motorização e torque de uma betoneira Scania, que possui tamanha força e agressividade? Vejamos a seguir!
Assista ao vídeo e confira a garra da Scania ao puxar outro veículo pesado da marca.
Para ter uma ideia, um modelo de betoneira P360 da Scania de 7m³, com tração 6×4, possui 360 cv e 188,6 kgfm de torque, considerado excelente para executar a atividade com maestria. A marca tem diversas variações de motores, que podem chegar a 700 cv, mas no Brasil, normalmente, a motorização utilizada em caminhão betoneira fica na casa dos 300 cv a 400 cv.
Apenas como curiosidade adicional, o preço de um concreto usinado fica entre R$ 250 e R$ 300 o metro cúbico, podendo variar de acordo com a dificuldade de lançamento para sua aplicação; por exemplo, em um prédio, quanto mais alto for a tarefa, mais caro fica.
Em geral, os caminhões betoneiras atuam sob severas condições, especialmente no ramo da construção civil, recebendo o concreto usinado de uma determinada central até a localidade a ser transportado, passando por situações como terra e elevada poluição do ar, entre outras. Eles precisam superar adversidades consideráveis, como rampas e locais lamacentos, e para isso, o torque em baixas rotações é muito importante.
Em geral, as peças desses tipos de veículos são ainda mais robustas, por exemplo, o sistema de embreagem, que tem a missão de atuar por vários anos sem dar problema, transportando cargas de cimento o tempo todo.”