Um vídeo que se tornou viral nas redes sociais mostra um caminhoneiro transportando areia na carroceria aberta. Sim, é verdade, ele carregou vários metros cúbicos de areia sobre a carroceria e cobriu com uma lona.
Ele demonstrou criatividade e, surpreendentemente, conseguiu entregar toda a carga, embora com muito mais esforço, já que a carroceria não era basculante.
No entanto, o transporte desse tipo de material exige cuidados especiais para evitar danos, perdas ou derramamentos durante o deslocamento.
Para realizar o transporte desse material de maneira adequada e segura, é fundamental seguir a NR11 – Norma Regulamentadora, que estabelece as condições para o transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais, conforme os artigos 182 e 183 da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho. Essa norma também trata dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) a serem utilizados, além de exigir que os equipamentos e veículos estejam em condições operacionais adequadas, com isolamento e sinalização de áreas para carregamento e descarregamento. O não cumprimento das orientações dessa norma sujeita a empresa a riscos trabalhistas e multas.
No que diz respeito à fiscalização nas estradas, o Contran estabelece regras para o transporte desses materiais, conforme as Resoluções 441 e 552.
De acordo com a Resolução 441, ao transportar areia, terra, brita e outros produtos sólidos em uma caçamba, esses materiais não podem ultrapassar a guarda lateral da caçamba e devem ser cobertos por lona para evitar o derramamento na estrada.
Já a Resolução 552 aborda a amarração da carga, proibindo o uso de cordas para amarrar a carga, sendo permitido apenas para fixação da lona. A carga não deve ultrapassar a altura do painel frontal do caminhão para evitar que ela se desloque sobre a cabine do veículo.
Em condições de transporte em caminhão caçamba, quem descumprir as exigências estará sujeito a uma multa de R$ 195,00 e a adição de 5 pontos na CNH – Carteira Nacional de Habilitação.
No vídeo em questão, onde o transporte de areia é realizado em uma carroceria aberta, ultrapassando os limites de altura e lateral, há risco de derramamento na pista. O motorista agindo de maneira imprudente está colocando em risco não apenas sua própria vida, mas também a de outros motoristas.
Dessa forma, ele está sujeito a possíveis infrações, ficando à mercê de multas aplicadas por agentes policiais rodoviários, e ainda pode ter o caminhão e a carga apreendidos. Posteriormente, a carga deve ser transferida de maneira adequada para caminhões tipo caçamba.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário