A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu dois caminhões que estavam trafegando com excesso de peso na última quinta-feira (07) no município de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul.
Os agentes da corporação realizavam uma fiscalização na BR-470 quando abordaram um caminhão que passava pelo local com carregamento de madeira.
Algum tempo depois, outro motorista que transportava areia também foi parado na fiscalização, e ambos possuíam o mesmo problema: excesso de peso.
O primeiro caminhoneiro estava carregado e, no total, pesava 75 toneladas, porém o caminhão tinha Peso Bruto Total (PBT) de 57 toneladas.
O segundo veículo tinha um carregamento de areia de 69,5 toneladas, porém a capacidade total do caminhão era de 45 toneladas.
Ambos os veículos foram autuados por excesso de peso e ficaram retidos até que o transbordo da carga fosse realizado.
A PRF destaca que o excesso de peso em caminhões pode danificar a suspensão traseira do veículo e diminuir a vida útil do asfalto. Devem ser respeitados os limites de capacidade de cada veículo, conforme a orientação do fabricante.
Vale ressaltar que a carga deve estar distribuída corretamente dentro do veículo para não sobrecarregar um eixo mais do que o outro, evitando assim o excesso de peso por eixo.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário