Apesar de ser uma das marcas mais consolidadas no cenário brasileiro de caminhões, a fabricante sueca Scania enfrentou desafios e, infelizmente, alguns de seus modelos e linhas não alcançaram o sucesso esperado no país.
Hoje, vamos abordar especificamente a Scania Compound, da qual fizeram parte os modelos G440, R440, G470 e R470.
Essa linha fez parte da série 5 da Scania, introduzindo inovações como o sistema compound, turbo compound e até mesmo o biturbo, que foi muito bem recebido no continente europeu, mas enfrentou críticas no Brasil.
Os caminhões dessa linha eram equipados com o motor DT12 de 12 litros, capaz de gerar 440 cavalos de potência para os modelos G440 e R440 a 1900 RPM, com um torque de 214,2 kgfm. Sua caixa de marchas incluía o efeito retarder e contava com 12 marchas.
A principal diferença entre os veículos estava na cabine do R440, que era um modelo mais alto. Eles foram disponibilizados nas configurações 4×2, 6×2, 6×4 e 8×4.
Os modelos R470 e G470 alcançavam uma potência de até 470 cavalos, mas, surpreendentemente, a linha enfrentou um destino inesperado: o fracasso no mercado brasileiro.
A Scania optou por descontinuar essa linha após apenas quatro anos de produção, de 2007 a 2011, deixando um legado negativo no país.
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