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Veja a linha compound, um verdadeiro fracasso da Scania no Brasil

Os modelos só tiveram quatro anos de produção no país

Apesar de ser uma das marcas mais consolidadas no cenário brasileiro de caminhões, a fabricante sueca Scania enfrentou desafios e, infelizmente, alguns de seus modelos e linhas não alcançaram o sucesso esperado no país.

Hoje, vamos abordar especificamente a Scania Compound, da qual fizeram parte os modelos G440, R440, G470 e R470.

Essa linha fez parte da série 5 da Scania, introduzindo inovações como o sistema compound, turbo compound e até mesmo o biturbo, que foi muito bem recebido no continente europeu, mas enfrentou críticas no Brasil.

Os caminhões dessa linha eram equipados com o motor DT12 de 12 litros, capaz de gerar 440 cavalos de potência para os modelos G440 e R440 a 1900 RPM, com um torque de 214,2 kgfm. Sua caixa de marchas incluía o efeito retarder e contava com 12 marchas.

A principal diferença entre os veículos estava na cabine do R440, que era um modelo mais alto. Eles foram disponibilizados nas configurações 4×2, 6×2, 6×4 e 8×4.

Os modelos R470 e G470 alcançavam uma potência de até 470 cavalos, mas, surpreendentemente, a linha enfrentou um destino inesperado: o fracasso no mercado brasileiro.

A Scania optou por descontinuar essa linha após apenas quatro anos de produção, de 2007 a 2011, deixando um legado negativo no país.

João Neto

Com uma vasta experiência no setor de logística e transporte rodoviário de cargas, adquiri um profundo conhecimento das necessidades e desafios enfrentados pelos caminhoneiros em sua rotina diária.

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João Neto