Caminhão

A história do conjunto Romeu e Julieta

Quem nunca ouviu falar de Romeu e Julieta? Esse romance de Shakespeare transcendeu gerações, mas também encontrou espaço no universo dos caminhoneiros, dando nome a um conjunto de veículos. Vamos explorar um pouco mais dessa história?

O conjunto recebeu esse nome porque o caminhão à frente é sempre chamado de Romeu, e a carreta que o segue é Julieta, fazendo uma alusão ao famoso casal romântico.

Romeu e Julieta é bastante antigo, sendo precursor dos conhecidos rodotrem e bitrem atualmente. Estima-se que tenham chegado ao Brasil nas décadas de 40 e 50, com uma transportadora americana pioneira na operação desse conjunto.

Nessa época, Julieta era tracionada por caminhões de outros países e usada para cargas específicas, como o transporte de cana-de-açúcar, combustível e madeira.

Desafios e perda de espaço no mercado:

Inicialmente chamado de jamanta, Romeu e Julieta foi amplamente aceito em sua composição inicial, mas acabou perdendo espaço no mercado nas décadas seguintes devido a vários problemas.

O conjunto tinha uma capacidade de carga limitada, podendo levar apenas 40 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado), além de enfrentar a falta de infraestrutura das estradas, que não era compatível com um veículo tão pesado.

Naquela época, era difícil encontrar motoristas qualificados para manobrar uma carreta tão grande e pesada, que exigia uma qualificação e experiência específicas para manobras de ré e curvas acentuadas.

Mudanças e retorno ao mercado:

Após 40 anos desde sua chegada ao Brasil, houve modificações que aumentaram o PBTC para 45 toneladas, e a combinação Romeu e Julieta passou a ser usada para outros fins. Isso fez com que, na década de 80, o conjunto retornasse ao mercado brasileiro com força total.

Romeu e Julieta acabou se tornando uma peça fundamental no catálogo de vendas de várias empresas e hoje faz parte da frota e da vida de muitos caminhoneiros.

Vídeo: Apaixonados Por Estrada
João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Postagens recentes

Caminhoneiros terão atendimento médico na Via Dutra por 90 dias em Pinda (SP)

Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…

12 horas atrás

Transportadora Videira abre vagas para motorista de caminhão

A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…

12 horas atrás

Transportadora Maroni abre novas vagas para caminhoneiro

A empresa Maroni Transportes está com novas vagas em aberto para motorista carreteiro em Louveira, São Paulo. Os interessados em participar do…

12 horas atrás

Quadrilha é presa após sequestrar caminhoneiro e roubar veículos no MA e PI

Uma quadrilha responsável pelo sequestro de um caminhoneiro e roubo de veículos foi presa em uma operação das polícias do…

13 horas atrás

Ambulância é apreendida pela PRF na BR-101 e paciente recém-operado fica deitado no chão na Bahia

Uma ambulância da Prefeitura de Itororó, no sul da Bahia, foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101 por…

13 horas atrás

Expresso Nathan se manifesta após acidente envolvendo motorista e quebra de asa

A Expresso Nathan divulgou uma nota oficial para se manifestar sobre uma ocorrência recente envolvendo um de seus motoristas. Segundo…

13 horas atrás