Os caminhões elétricos leves para entregas urbanas (VUC) tornaram-se relativamente comuns nas grandes cidades brasileiras. Recentemente, a PepsiCo anunciou o início das operações de um caminhão elétrico semipesado para a distribuição de seus produtos.
O veículo em questão é o modelo Scania P 25 6×2, fabricado na Suécia, com capacidade de carga de até 23 toneladas e autonomia de 200 km.
Esse novo veículo foi trazido ao Brasil a pedido da PepsiCo para uma operação experimental nas regiões de Cabreúva, Itu, Valinhos, Indaiatuba e Sorocaba, no interior de São Paulo. Inicialmente, ele será utilizado apenas para o transporte de materiais entre unidades da companhia de alimentos.
Além dessa primeira aquisição, a transportadora que presta serviços de logística para a PepsiCo receberá um segundo caminhão elétrico da Scania, destinado às rotas de distribuição de alimentos para a companhia.
Além de ser elétrico, o Scania P 25 tem sua carroceria produzida com plásticos reciclados. A PepsiCo também implementou, em 2023, painéis de filmes fotovoltaicos orgânicos (OPV) em 250 caminhões, para o carregamento da bateria de acessórios dos veículos, o que evita a emissão de cerca de 7.800 kg de CO² por ano. Desde o ano passado, todas as compras de caminhões novos da PepsiCo contam com 20% de veículos elétricos ou movidos a gás.
Essa parceria estratégica representa avanços ambientais significativos. Apesar de a Scania não confirmar oficialmente a fabricação ou venda de veículos elétricos no Brasil, a iniciativa possibilitará adquirir o conhecimento necessário para o aprimoramento e adaptação às necessidades locais.
Na Europa, a empresa já oferece caminhões com autonomia de 400 km e tempo de recarga das baterias de 85 minutos.
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