Três direitos que todo caminhoneiro tem e talvez não saiba”

Alexandre de moraes.

Você já se perguntou sobre seus direitos enquanto motorista? Talvez você não saiba, mas existem algumas regulamentações importantes que protegem os profissionais das estradas. Aqui estão três direitos dos motoristas que podem surpreender você:

1. Jornada de Trabalho: Sabia que a jornada de trabalho de um motorista é de, no máximo, 8 horas por dia? No entanto, a lei permite até 2 horas extras, e em algumas situações, até 4 horas extras, desde que haja previsão no acordo ou Convenção Coletiva.

2. Jornada de 12 Horas com 36 Horas de Descanso: Você sabia que existe a possibilidade de uma jornada de trabalho de 12 horas seguidas por 36 horas de descanso ininterrupto? Sim, essa possibilidade está prevista em lei, mas é necessário que haja previsão na convenção ou acordo coletivo da categoria.

3. Tempo na Direção: Aqui está uma curiosidade interessante: a lei estabelece um tempo máximo na direção de 5 horas e 30 minutos. Após esse período, é obrigatória uma pausa de 30 minutos. No entanto, há uma ressalva: você pode ajustar um tempo menor com o empregador, como dirigir por 2 horas e descansar 10 minutos, desde que se mantenha dentro dos parâmetros estabelecidos pela lei.

Assista o vídeo:

YouTube video
Geofre Saraiva

Estes são apenas alguns dos direitos dos motoristas que podem não ser amplamente conhecidos.