
Foto: Reprodução / PRF
Na terça-feira pela manhã (09), uma operação de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou na apreensão de 84 metros cúbicos de madeira ilegalmente transportada em São Domingos do Araguaia, no Pará.
A equipe da PRF estava realizando uma inspeção de veículos de carga no km 46 da BR-153 por volta das 11:30h, quando interceptou um caminhão. A inspeção revelou que o caminhão estava carregado com 84 metros cúbicos de madeira de várias espécies, incluindo a Bertholletia excelsa (Castanheira), cuja extração é proibida por lei.
Confrontado com as evidências, o motorista assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), comprometendo-se a comparecer em tribunal quando solicitado, presumivelmente por crime ambiental. O veículo foi levado para a SEMMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) em São Domingos do Araguaia, no Pará, e o IBAMA foi notificado para tomar as medidas administrativas apropriadas.
A Bertholletia excelsa, também conhecida como castanheira-do-brasil ou castanheira-do-pará, é uma árvore nativa da Amazônia. Ela é uma das maiores e mais longevas árvores da floresta amazônica, podendo atingir até 50 metros de altura, caracterizando as matas altas de terra firme não inundáveis.
O fruto da Bertholletia excelsa contém a castanha, notável por seu diverso conteúdo de micronutrientes, especialmente uma alta quantidade de selênio. A madeira da árvore é valorizada por sua qualidade em carpintaria, pisos e construção pesada.
No entanto, a espécie está ameaçada de extinção devido ao desmatamento. A PRF e outras organizações estão trabalhando para combater o transporte ilegal de madeira e preservar essa espécie vital.
Esta postagem foi publicada em 13 de abril de 2024 09:14
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário