Uma das maiores preocupações dos motoristas nas estradas é a segurança, e ter um veículo blindado é uma das formas mais eficazes de proteção. Embora mais comuns em carros de passeio, os caminhões também podem ser encontrados com esse tipo de proteção.
Recentemente, um caminhoneiro chamou a atenção ao compartilhar um vídeo de um caminhão da Volkswagen da linha Constellation, completamente blindado, tanto na cabine quanto no baú. A blindagem não apenas proporciona segurança, mas também confere ao veículo uma aparência uniforme, com uma cor escura e fosca.
A utilização de blindagem em veículos de carga é especialmente relevante quando se transporta mercadorias de alto valor, como dinheiro, jóias, metais nobres e outros itens de alto valor comercial. Além disso, objetos raros ou de valor simbólico, como troféus e itens colecionáveis, também podem justificar o investimento em blindagem.
Mas como funciona a blindagem de um caminhão? Basicamente, o veículo é reforçado com uma camada extra de metal em sua estrutura, garantindo proteção contra explosões e tiros, aumentando a segurança tanto das pessoas quanto da carga transportada.
No entanto, é importante destacar que o processo de blindagem de um caminhão não é simples. É necessário obter autorização do Exército Brasileiro e contratar uma empresa credenciada, o que pode levar vários meses, já que partes do veículo precisarão ser desmontadas para a instalação da blindagem.
É preciso ter em mente também que a blindagem adiciona peso extra ao veículo, afetando sua performance. O uso de materiais como vidros, aço e mantas pode acrescentar até 300 kg ao peso do caminhão, reduzindo sua velocidade máxima.
Apesar dessas considerações, um caminhão blindado pode ser um valioso aliado quando se trata de segurança, oferecendo tranquilidade tanto para o motorista quanto para o transporte da carga.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário