Trânsito: A lei mudou e poucos motoristas sabem

Denúncia: caminhoneiro alega que colegas estão sendo multados sem saber
Foto: Reprodução / Internet

Você já se pegou preocupado com multas de excesso de velocidade? Acredite, existem casos em que você pode escapar delas sem ter que desembolsar nenhum centavo. 

Excesso de Velocidade: Uma Infração Gravíssima?

No vídeo do professor Carlão, do Manual do Trânsito, foram compartilhadas informações importantes sobre as multas de excesso de velocidade. O professor desvenda o mito de que toda infração de excesso de velocidade resulta em uma multa pesada e a suspensão do direito de dirigir.

A Tolerância da Velocidade: Um Fator Decisivo

Um dos pontos cruciais destacados é a existência de uma tolerância de velocidade. Por exemplo, em uma via com limite de 40 km/h, você só será multado se ultrapassar os 47 km/h. Até esse limite, não haverá punição.

Detalhamento das Multas de Excesso de Velocidade

As consequências de ultrapassar os limites de velocidade estabelecidos. Desde multas médias até multas gravíssimas, os valores e punições variam de acordo com a gravidade da infração.

A Surpreendente Revelação: Multas que Não Precisam Ser Pagas

A informação mais surpreendente trazida pelo professor é que, em alguns casos, você pode escapar de pagar multas de excesso de velocidade. De acordo com o Artigo 267 do Código de Trânsito Brasileiro, as infrações de natureza média ou leve podem resultar em uma simples advertência por escrito, em vez de uma multa.

Quando Você Não Precisa Pagar a Multa?

Essa advertência por escrito é aplicada quando o infrator não cometeu nenhuma outra infração nos últimos 12 meses. Portanto, se você ultrapassar o limite de velocidade em até 20%, dentro da tolerância, e não tiver outras infrações, não precisará pagar a multa.

Assista o vídeo:

YouTube video