Veja a polêmica por trás dos caminhões de três eixos traseiros

Veja a polêmica por trás dos caminhões de três eixos traseiros
Foto: Reprodução / Internet

Eles foram proibidos de trafegarem

Caminhões com três eixos traseiros trouxeram uma grande polêmica sobre a proibição de funcionamento.

Esses tipos de veículos já chegaram a desbravar estradas empoeiradas e dominar rodovias que cortam o país, virando sinônimo de sucesso.

Esse tipo de veículo, com três eixos traseiros, chegou às estradas na década de 70, mais especificamente em 1972, porém, ele não saiu das fábricas assim.

O veículo é fruto de adaptações feitas em montadoras, Rodoviária e Iderol, e ficou popularmente conhecido como quarto eixo.

Esse tipo de configuração possui um eixo direcional e os três eixos traseiros, chegando a ter um PBT (Peso Bruto Total) de 31,5 toneladas.

Há uma grande polêmica em torno do caminhão devido ao fato do Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DER) ter proibido a circulação de caminhões com essas configurações em 1978.

Uma das indagações a respeito das proibições está relacionada ao PBT, já que muitas montadoras estavam mudando os números fixados pelos fabricantes.

As transportadoras que possuíam veículos desse tipo iam contra os argumentos do órgão de trânsito, utilizando como exemplo o Mercedes 1519, que possuía 32 toneladas de PBT, mas com a adaptação, caía para 30,5 toneladas.