O mercado brasileiro de caminhões ganhará um novo integrante ainda este ano: o Iveco Tector NG movido a gás natural. O modelo, que está em fase final de homologação, deve desembarcar no País no segundo semestre, importado da Argentina, onde é fabricado desde 2019.
Com um Peso Bruto Total (PBT) de 16 toneladas, o Tector NG promete uma autonomia de até 300 km, graças aos seus seis cilindros de gás de 80 litros cada.
O coração do Iveco Tector NG é o motor NEF 6, da FPT, um propulsor de 5.9 litros e 6 cilindros em linha, capaz de gerar 204 cv de potência e 76,5 mkgf de torque máximo.
Esse conjunto torna o caminhão apto para transportar entre 9 e 11 toneladas de carga útil, dependendo do tipo de implemento utilizado. Apesar de ser uma novidade no Brasil, o modelo já é bem conhecido na Argentina e será importado de lá, sem previsão de nacionalização da produção.
Segundo Fabio Nicora, responsável pelo desenvolvimento de tração alternativa da Iveco, o Tector NG já circula em testes no Brasil desde sua apresentação na Fenatran de 2022. “Naquele momento, a Iveco trouxe o veículo para apresentar nossas tecnologias de propulsão em outros segmentos e mostrar o que estava nos planos da Iveco para o País”, explicou Nicora.
Empresas que buscam reduzir suas emissões de carbono e clientes que já operam com biometano têm mostrado interesse no novo caminhão.
Ainda que o Tector NG seja o foco atual, a Iveco já apresentou outro modelo movido a energia alternativa: o eDaily, um veículo elétrico voltado para o transporte urbano. Com a chegada do Tector NG, a montadora amplia sua gama de veículos sustentáveis, que já inclui o pesado S-Way a gás, destinado a longas distâncias.
Assim, a marca se consolida como uma das principais opções para quem busca alternativas ao diesel no transporte rodoviário.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário