A importância da segurança nas estradas

A importância da segurança nas estradas
Foto: Reprodução / wasaki

Acidentes acontecem, mas muitos poderiam ter sido evitados pelo homem

Falar em segurança nas estradas é abordar um tema de extrema importância uma vez que ele afeta, diretamente, a integridade física de todos os que por elas circulam, sejam motoristas, e seus acompanhantes, pedestres e ciclistas.

Para que os acidentes sejam evitados é necessário o máximo de atenção pois, nas estradas, é comum a interação dos mais diversos tipos de veículos, de tamanho e velocidade diversas, o que pode ser motivo gerador de acidentes. Daí a relevância de manter a questão da segurança em primeiro plano como meio de evitar acidentes que podem ser fatais.

São muitos os aspectos que devem ser destacados quando se fala em segurança nas estradas e, sem a menor dúvida, os mais importante deles é a preservação da vida. Evitar acidentes que resultem em lesões graves ou em morte deve ser a preocupação primeira d qualquer indivíduo que trafegue em uma estrada ao volante de um veículo, qualquer que seja.

Deve-se observar, ainda, que acidentes dessa natureza também resultam em custos financeiros elevados para as vítimas e seus familiares, expressos em despesas médicas e perda de produtividade e, para o causador do acidente, a reparação de eventuais danos materiais. Disso resulta, ainda, a necessidade de medidas preventivas que permitam a redução desses gastos.

Mas não é apenas sobre os ombros do motorista que se apoia a segurança nas estradas. O poder público também tem uma parcela enorme de responsabilidade, uma vez que rodovias em bom estado de conservação não só permitem que os veículos circulem sem representar riscos quanto têm impacto econômico significativo ao permitir o deslocamento de mercadorias e de cargas fundamentais para a economia. Para isso, são importantes as estradas bem planejadas e com manutenção constante, bem sinalizadas e pavimentadas e com a sinalização adequada para prevenir acidentes.

Um caminho para a segurança nas estradas passa pela conscientização dos motoristas. Velocidade excessiva, dirigir embriagado ou sob o efeito de drogas, usar o celular ao volante são comportamentos condenáveis que podem levar a acidentes graves.

Para evitá-los faz necessária a ação do poder público com campanhas educativas e, também, uma fiscalização intensa, o que pode levar à formação de uma cultura de respeito e de obediência às regras do trânsito de veículos, aí incluído, também, o perímetro urbano.

A segurança nas estradas, ao mesmo tempo em que permite o desenvolvimento econômico, protege um bem insubstituível: a vida humana.