Enquanto a Fenatran 2024, que terá lugar no início de novembro, não começa já é possível ver alguns dos modelos que a Volkswagen vai apresentar no evento e, além de eles estarem inseridos nas principais linhas da Volks no Brasil, prometem ser caminhões incríveis.
Os modelos em questão são o Constellation 20.480 4×2 e os Meteor 28.480 6×2 e o 29.530 6×4, que ganharam cabine Highline.
O Constellation 20.480, equipado com motor de 13 litros M 26, amplia a linha que já inclui os modelos Constellation 25.480 6×2 e Constelattion 26.480 6×4. O modelo 4×2 com motor mais potente vai atender a setores que operam em média distância, como transporte de carga seca, cargas industriais e abastecimento entre portos e ferrovias. Outro mercado estratégico é o dos cegonheiros, com 80 unidades vendidas e negociações para outras 150 unidades.
No segmento de extrapesados, o Meteor, lançado em 2020, trouxe mudanças significativas. Naquele ano, a Volkswagen tinha 5% do mercado com o modelo TGX. Com a chegada da linha Meteor a participação de mercado da Volkswagen subiu para 12% até deste ano, tornando-se a quarta marca mais vendida no segmento de extrapesados, atrás de Volvo, Scania e DAF. Entre julho e agosto, a Volkswagen chegou a alcançar 18% de participação no mercado, assumindo temporariamente a terceira posição superando a DAF.
Os lançamentos da linha Meteor terão cabine Highline e serão equipados de fábrica com painel digital de série. O display do computador de bordo possui mais de 80 funções e o destaque vai para a tela colorida de alta qualidade, de fácil navegação por meio do volante multifuncional. Embora o interior tenha recebido atualizações, o design externo da cabine permanece inalterado.
Outro avanço da linha Meteor é a adição do sobrenome HD Heavy Duty ao modelo 28.480 6 a 2, que, agora, possui uma capacidade máxima de tração de 58,5 toneladas, superior às 53 toneladas oferecidas anteriormente. Esse novo modelo atende, especialmente, clientes com implementos de quatro eixos.
O caminhão ficou mais versátil, permitindo o uso com outros implementos como os de três eixos, mas mantendo a robustez para tracionar o quatro eixos, que é mais pesado. Além disso, a linha Meteor oferecerá, como opcional, o freio retarder, que tem a capacidade de frenagem de 1225 cv e opera em seis estágios.
Já houve uma crescente demanda dos clientes por esse equipamento. No entanto, o caminhão equipado com retarder tem um custo adicional de cerca de R$ 35 mil. Apenas para referência, o Meteor 28.480 6 a 2 tem o preço inicial de R$ 923.370,00, conforme a tabela Fipe.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário