
Foto: Reprodução / Carlinhos 262
A falta de caminhoneiros reflete no valor do frete
Para quem quer trabalhar, está faltando caminhão em Juazeiro do Norte. Faltam caminhões de vários tipos: baús, carga seca, baú seco, câmara fria, carreta e outros. Uma afirmação desse tipo pode causar espanto, mas é parte do mundo do transporte de carga. A causa? O aumento dos fretes.
São vários os fatores que podem levar ao aumento do valor do frete e que, por consequência, atingem o custo operacional da frota e a oferta e a demanda desse serviço.
Entre os fatores que concorrem para o aumento do frete para o transporte de carga, pode-se citar, inicialmente, o preço do diesel, que representa um dos maiores componentes de custo para os caminhoneiros. O aumento do preço do diesel leva ao aumento do custo do transporte e, em sua esteira, ao aumento do valor do frete.
Outro aspecto a ser listado entre os mais relevantes é o custo de manutenção dos veículos, aí incluídos pneus, peças de reposição e o custo dos reparos. Tanto quanto o aumento do combustível, o reajuste do preço dos elementos que compõem a manutenção leva, naturalmente, ao frete mais caro. Não esquecendo o pedágio cujas tarifas, em caso de aumento, podem concorrer para o aumento do valor do frete.
E há outros fatores que, embora não sejam diretamente ligados ao caminhão, também podem levar a reajuste no valor do frete. É o caso da queda na oferta de caminhões para atender à demanda. O resultado natural é o aumento valor do frete. Da mesma forma a questão da falta de cargas de retorno. Consequência normal dessa situação é o repasse do custo da viagem de retorno com o caminhão vazio, o que leva ao aumento do frete na viagem de ida.
Outro fator que não pode ser esquecido é o estado das estradas. Pistas mal conservadas, esburacadas, com pavimentação irregular concorrem para o aumento do desgaste do caminhão, sem mencionar os atrasos que podem decorrer dessas condições ruins. Para o caminhoneiro, os riscos e as despesas com a manutenção do veículo podem fazer com que o valor do frete sofra reajuste.
Esses são alguns dos fatores que levam ao reajuste do valor do frete para o transporte de carga. E, sem dúvida, há outros que dependem da natureza da carga transportada e, mesmo, de demandas especiais em determinadas épocas do ano.
Esta postagem foi publicada em 15 de outubro de 2024 07:56
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário