Caminhão

Novo bicudo da volvo é flagrado no Brasil

Um Volvo VNL foi flagrado rodando em Curitiba

Pode parecer estranho já que todos os caminhões produzidos no Brasil desde 2006 são caras chatas. Mas existiu um tempo em que os caminhões que dominaram as rodovias do Brasil eram bicudos. Tanto que, até os dias de hoje, ainda se pode ver modelos como o 1113 e o Scania 113 em atividade. Porém, após as limitações de tamanho das estradas do país as montadoras começaram a produzir apenas os caras chatas.

Seja como for, um excelente caminhão bicudo que foi flagrado no Brasil. Trata-se de um Volvo VNL rodando em Curitiba, onde a Volvo tem fábrica. E o que isso quer dizer? Será que vão voltar a produzir caminhões bicudos no Brasil?

Antes de responder, é interessante relembrar a trajetória da linha, que tem uma longa  história nos Estados Unidos.

A linha VNL da Volvo é uma das mais icônicas no setor de transporte rodoviário, reconhecida por sua combinação de desempenho, inovação e conforto. Introduzida inicialmente em 1996, a linha VNL foi projetada para substituir a série anterior, a linha White GMC, uma herança dos tempos em que a Volvo adquiriu a White Motor Company em 1980. A VNL trouxe um avanço significativo em termos de aerodinâmica, eficiência de combustível e ergonomia, estabelecendo novos padrões para o mercado de caminhões de longa distância.

O primeiro modelo da série, o VNL 610, marcou a estreia da Volvo no segmento de caminhões pesados de longo curso, oferecendo cabine mais espaçosa e confortável, ideal para motoristas que passam longos períodos na estrada. Sua cabine apresentava um design mais arredondado, diferente dos ângulos rígidos dos modelos anteriores, e foi projetada para melhorar a aerodinâmica, reduzindo o consumo de combustível, o que é crucial para operadores de frotas.

Logo após o lançamento do VNL 610, a Volvo apresentou o VNL 660, modelo que oferecia mais espaço e conforto para viagens de longa duração, com foco em motoristas que precisavam de maior espaço interno, principalmente para acomodar equipamentos adicionais ou necessidades de descanso. Esse modelo também trouxe avanços em segurança, como o sistema Volvo in Hand Technology, pioneiro no segmento de caminhões pesados.

Em 2000 a Volvo ampliou a linha VNL com o VNL 780, que se tornou o carro-chefe da série. Esse modelo oferecia uma cabine ainda mais espaçosa e luxuosa, ideal para longas viagens para motoristas solo ou em dupla. O VNL 780 rapidamente ganhou popularidade entre caminhoneiros por seu foco no conforto. Desempenho e segurança. Ele apresentava inovações como o sistema de suspensão pneumática que proporcionava uma viagem mais suave, além de opções de motores de alta eficiência como o Volvo d13 e o câmbio ISX. A linha continuou a evoluir incorporando novas tecnologias e respondendo às crescentes demandas por caminhões mais eficientes e ecológicos.

Em 2017, a Volvo fez uma reformulação completa da linha VNL, introduzindo modelos com um design mais arrojado e aerodinâmico, além de tecnologias avançadas como o Volvo Active Driver Assist.

O novo Volvo VNL 860, por exemplo, se destacou como o maior e mais luxuoso da série, com uma cabine que oferecia mais espaço para armazenamento, camas maiores e um interior refinado, além de um painel digital intuitivo.

A linha VNL da Volvo se consolidou ao longo dos anos como referência no mercado de caminhões pesados, oferecendo equilíbrio entre desempenho, eficiência e conforto. Os modelos VNL são conhecidos por sua durabilidade e avançadas tecnologias de segurança como o sistema de frenagem de emergência e o controle eletrônico de estabilidade.

A linha VNL foi projetada para atender às necessidades tanto de motoristas autônomos quando de grandes frotas, consolidando a posição da Volvo no mercado norte-americano e global de caminhões de longa distância.

Esse modelo vai chegar ao Brasil? Para quem está com saudade dos caminhões bicudos a notícia está longe de ser boa. Esse modelo não será produzido no Brasil. A legislação nacional não mudou e as marcas não podem investir nesses caminhões. Mas há a possibilidade real de a Volvo estar trazendo tecnologias exclusivas do caminhão, como o uso de câmeras no lugar dos retrovisores convencionais para as atualizações da marca na Fenatran de 2024.

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

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