ANTT

ANTT implementará tecnologia (HS-WIM) para pesar veículos em movimento

A ideia é punir motoristas que estiverem com excesso de peso

A Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) juntamente com a concessionária Ecovias do cerrado começarão uma fiscalização de balanças de pesagem nas BRs-364 e 365 a partir do dia 2 de dezembro.

Os veículos que passarem pelas balanças de pesagem instaladas no quilômetro 12 da BR-364, trecho em São Simão, Goiás; e no quilômetro 640, da BR-365, trecho em Uberlândia, Minas Gerais, poderão ser multados se estiverem com excesso de peso.

As balanças terão a tecnologia High Speed Weigh in Motion (HS-WIM) e os veículos comerciais como ônibus, micro-ônibus, caminhões, semirreboques e combinações poderão ser multados por peso excedente.

A ação realizada pela a Agência e a concessionária Ecovias terá caráter fiscalizatório. A ANTT será a responsável pelas multas e também as notificações dos motoristas em até 30 dias, enquanto a Ecovias fará as manutenções dos equipamentos e a coleta e análise de dados.

A nova tecnologia implementada é capaz de fazer a pesagem dos veículos que passarem pela balança em alta velocidade, ou seja, excedendo os limites da via.

A pesagem será feita por meio de sensores instalados na via e também contará com a ajuda de câmeras inteligentes que farão a contagem da quantidade de eixos e identificarão o veículo.

Não haverá o transbordo de carga excedente no local, mas os motoristas deverão regularizar o peso durante a viagem evitando infrações.

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto