Caminhoneiro

Caminhoneiro é indenizado por acidente causado por cavalo na Rodovia Anchieta

2 minutos de leitura
CAMINHAO

Um caminhoneiro de 63 anos, que teve seu veículo danificado após atropelar um cavalo na Rodovia Anchieta, em Cubatão, foi indenizado em mais de R$ 45 mil pela Ecovias, concessionária responsável pelo trecho. O acidente aconteceu na noite de 28 de setembro de 2022, quando dois cavalos invadiram a pista, e o motorista, mesmo tentando frear, colidiu com um dos animais, que morreu.

Sem recursos para consertar o caminhão, o motorista recorreu à Justiça, alegando negligência da concessionária na fiscalização e controle de animais na via. Inicialmente, ele solicitou R$ 47,8 mil por danos materiais e R$ 40 mil por danos morais. O juiz Ricardo Barea Borges, da 3ª Vara de Cubatão, reconheceu a responsabilidade da Ecovias em evitar a entrada de animais na pista, mas negou o pedido de danos morais.

A Ecovias argumentou que o incidente foi um “evento súbito” e questionou a velocidade do caminhão no momento do acidente. Contudo, tanto a sentença inicial quanto o recurso apresentado pela concessionária foram negados. O desembargador Joel Birello Mandelli reforçou a omissão da Ecovias como determinante para o ocorrido.

Em nota, a concessionária afirmou que acompanha o processo e destacou suas medidas de segurança, como monitoramento 24 horas e programas de conscientização. A Ecovias também orienta motoristas a reduzirem a velocidade ao avistarem animais na pista e acionarem o número de emergência.

Sobre o autor

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe seu comentario