A falta de motoristas de caminhão no Brasil está se tornando um problema sério para o transporte rodoviário de cargas, um setor vital para a economia. Especialistas apontam que fatores como aumento nos custos, estradas perigosas e a falta de segurança têm desestimulado novos profissionais a ingressarem na área.
Romilton, caminhoneiro experiente que percorre rodovias de todo o país, destaca os desafios diários:
“A gente enfrenta dificuldades com pontos de apoio, insegurança e até para encontrar um banheiro ou lugar adequado para descanso.”
A situação não é isolada. O Sindicato dos Transportadores de Cargas e Logística do Piauí confirma a carência de caminhoneiros, uma realidade que se repete em várias regiões. Segundo estimativas, o número de profissionais caiu cerca de 25% nos últimos 10 anos.
Os motivos incluem:
Motoristas mais experientes estão se aposentando, enquanto os jovens hesitam em assumir as responsabilidades da profissão.
Cerca de 60% do transporte de alimentos e mercadorias no Brasil depende das rodovias. A falta de motoristas ameaça o abastecimento e pressiona empresas privadas, que já enfrentam dificuldades para contratar profissionais qualificados.
“O carreteiro é nosso maior parceiro, mas estamos enfrentando desafios para contratar e atender à demanda”, afirma um representante do setor privado.
Iniciativas como o projeto gratuito em Teresina e Picos, que capacita novos motoristas, buscam reverter o quadro. Os alunos aprendem sobre legislação específica, direção defensiva e realizam treinamentos práticos com simuladores de alta tecnologia.
Alex, um dos participantes do curso, compartilha sua expectativa:
“Estou me preparando para entrar no mercado e espero atuar no transporte ainda este ano.”
A crise no setor de transporte rodoviário de cargas exige ações coordenadas entre governos, sindicatos e empresas para garantir o equilíbrio do mercado e a manutenção do abastecimento nacional.
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