Várias empresas estrangeiras já tentaram introduzir seus veículos no Brasil, porém, infelizmente, não obtiveram sucesso. Entre elas está a Sinotruk, fabricante chinesa de caminhões pesados, que ao longo da última década tentou comercializar seus produtos no país.
A Sinotruk trouxe consigo a promessa de inovação, visando melhorar a potência, capacidade e aerodinâmica de seus veículos. Contudo, tais melhorias não foram percebidas pelo consumidor brasileiro, e os modelos acabaram não sendo bem recebidos por aqui.
A empolgação da empresa em estrear no mercado brasileiro foi tamanha que, mesmo antes de suas fábricas estarem prontas, os veículos produzidos fora do país já estavam sendo comercializados por aqui.
A inauguração da fábrica representaria uma novidade para o país, sendo a primeira unidade fora da China a realizar a montagem dos caminhões da marca.
A partir do primeiro veículo comercializado em 2009, a montadora começou a expandir sua presença no Brasil. Em 2012, realizou um grande lançamento durante um evento, apresentando os novos modelos A7.
Esses primeiros modelos foram precificados em cerca de R$ 270 mil para a versão 4×2 e R$ 340 mil para as versões 6×4 desses novos caminhões.
Detalhes do caminhão (Vídeo).
Fracasso nas vendas
Apesar das promessas, os resultados ficaram aquém do esperado, decepcionando as expectativas de vendas da marca. Em seu auge, em 2010, a montadora conseguiu emplacar apenas 881 unidades, ficando em sétimo lugar no ranking de vendas.
Outros números revelam a dificuldade da marca, como apenas duas unidades vendidas em 2008 e quatro unidades vendidas dez anos depois, em 2018.
A Sinotruk tentou, mas não conseguiu conquistar os brasileiros com seus veículos, seja devido às especificações ou ao preço, e acabou não progredindo no mercado brasileiro.
Hoje, é cada vez mais raro encontrar um caminhão da marca circulando pelas ruas, e quem possui um exemplar desses com certeza o mantém com muito cuidado.
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