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Renovação da frota de caminhões antigos exige um investimento de aproximadamente R$ 104,8 bilhões

A renovação da frota de caminhões no Brasil tem sido uma pauta constante devido aos impactos ambientais e operacionais causados por veículos antigos e poluentes. Estima-se que a substituição desses caminhões exija um investimento de aproximadamente R$ 104,8 bilhões.

Em 2023, o governo federal lançou o Programa Renovar, destinado a incentivar a retirada de circulação de veículos pesados com mais de 20 anos de uso. O programa disponibilizou R$ 1 bilhão, sendo R$ 700 milhões para caminhões e R$ 300 milhões para ônibus, oferecendo descontos que variavam de R$ 33 mil a R$ 99 mil para a renovação da frota.

No entanto, até o momento, apenas R$ 130 milhões foram efetivamente utilizados, indicando desafios na implementação e adesão ao programa. Diante desse cenário, o governo atual está negociando um novo programa para renovar a frota de veículos pesados, visando retirar de circulação caminhões com mais de duas décadas de uso.

A modernização da frota é essencial para reduzir a emissão de poluentes, aumentar a eficiência no consumo de combustível e melhorar a segurança nas estradas brasileiras. Espera-se que as novas iniciativas governamentais, aliadas a parcerias com o setor privado, possam acelerar esse processo, trazendo benefícios econômicos e ambientais para o país.

Para mais detalhes sobre o Programa Renovar, assista ao vídeo abaixo:

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

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