Caminhoneiro é flagrado despejando entulho em local proibido. Foto: reprodução
A Guarda Municipal de Várzea Grande (MT) flagrou, na manhã desta terça-feira (25), um caminhão caçamba despejando entulho em uma lagoa localizada na região do Carrapicho. Além de ser um descarte irregular, o material estava sendo utilizado para aterro em uma Área de Proteção Permanente (APP), prática proibida por lei.
Durante rondas de rotina no bairro, uma viatura se deparou com o motorista identificado como E.M.C.S, de 35 anos, despejando os resíduos na área de preservação. A guarnição interrompeu a ação e acionou fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável para tomar as providências cabíveis.
O motorista e o caminhão foram conduzidos à Delegacia do Meio Ambiente, onde serão investigadas responsabilidades e possíveis sanções ambientais.
O comandante da Guarda Municipal, Juliano Lemos, destacou a importância da fiscalização para coibir crimes ambientais na cidade.
“Ali é uma área de preservação e constatamos o pessoal praticamente aterrando a margem dessa lagoa. Estamos trabalhando em todos os locais em Várzea Grande, evitando crimes, inclusive como esses contra o meio ambiente.”
A Secretaria do Meio Ambiente reforça que o descarte irregular de entulhos pode gerar multas pesadas e sanções conforme a legislação ambiental vigente. Além disso, ações como essa comprometem ecossistemas locais, a qualidade da água e a biodiversidade da região.
A população pode denunciar descarte irregular de resíduos e outras infrações ambientais pelos canais da prefeitura ou diretamente com a Guarda Municipal e a Secretaria do Meio Ambiente.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário