Caminhão gigante de mineração sendo transportado. Foto: reprodução
Os gigantes caminhões de mineração, responsáveis pelo transporte de toneladas de materiais em mineradoras ao redor do mundo, impressionam não apenas pelo tamanho, mas também pelo custo operacional. Um dos itens mais caros para a manutenção dessas máquinas são os pneus, que podem custar mais do que um carro de luxo.
Diferente dos pneus de caminhões convencionais, os utilizados em caminhões fora de estrada – como os modelos Caterpillar 797F, Komatsu 980E e Liebherr T 284 – são gigantescos, podendo chegar a 4 metros de altura e pesar mais de 5 toneladas.
O valor de um único pneu pode variar conforme o fabricante, modelo e características do terreno onde será utilizado. Os preços médios são:
Esses valores podem oscilar conforme a marca, disponibilidade no mercado e a aplicação específica do caminhão. Entre os principais fabricantes desses pneus estão Michelin, Bridgestone e Goodyear, que produzem versões com alta resistência para suportar impactos e temperaturas extremas.
Além do tamanho e do peso, outros fatores influenciam diretamente no custo desses pneus:
Tecnologia avançada → Muitos modelos possuem sensores que monitoram a pressão e a temperatura em tempo real.
Durabilidade e resistência → Feitos para resistir a condições extremas, suportam cargas que ultrapassam 400 toneladas.
Escassez e logística → O transporte desses pneus exige equipamentos especiais, aumentando o custo final.
Com valores tão altos, muitas empresas optam por reformar os pneus em vez de comprar novos. A recapagem pode prolongar a vida útil dos pneus em até 70%, reduzindo significativamente os custos operacionais.
No entanto, essa prática não é indicada para todos os tipos de pneus, pois depende do nível de desgaste e da segurança necessária para a operação.
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