Caminhoneiro

Caminhoneiros preferem trabalhar por comissão?

Alguns profissionais das estradas acham essa é a melhor forma para faturar melhor mensalmente

A profissão caminhoneira permite algumas nuances em relação à jornada de trabalho e a forma que será feita o pagamento. O salário pode ser feito quinzenalmente ou mensalmente e, a depender do contrato de trabalho, por frete.

Uma das possibilidades de conseguir a forma de pagamento diferente é através das comissões. Trabalhar recebendo um valor adicional de acordo com o tipo de frete é um serviço que pode ser rentável para os motoristas.

Trabalhar recebendo um salário fixo independente da jornada de trabalho pode não ser tão rentável para o caminhoneiro.

Estamos falando de uma das profissões essenciais para o funcionamento e progresso do país tanto que em momentos difíceis como o que ocorreu em 2020/2021 com a pandemia de COVID-19, os caminhoneiros não pararam.

A profissão se faz essencial para distribuição e consumos de mais diversos produtos, alimentos, objetos e tudo que se há como necessidade no cotidiano do brasileiro.

A contratação escolhida

Quando se é contratado por uma empresa para ser motorista de caminhão, o caminhoneiro pensa um pouco além de apenas receber o salário base. Valorizando a função destinada, acordando com o patrão uma comissão por trabalho feito, será um dinheiro a mais para poder contar em cada viagem.

Para exemplificar para você uma conta simples, um caminhoneiro que recebe o salário base de R$ 2.904,00 mensal, mais 6% de comissão trabalhando regularmente de segunda-feira a sexta-feira com viagens de curta a média distância, não ficará no mês ganhando menos de R$ 8.000,00 incluindo os benefícios de estadia e alimentação.

Esta postagem foi publicada em 8 de abril de 2025 14:49

Patrícia Lopes

Redatora de transporte aéreo e terrestre desde 2021. Mecânica aeronáutica e administradora de transporte.

Deixe um comentário
Publicado por
Patrícia Lopes