Filas de caminhões na esperar para carregar e descarregar na bungue. Foto: reprodução
O presidente da ANFAVEA (associação de fabricantes de veículos automotores) teve uma fala bastante preocupante referente ao setor de vendas de caminhões no Brasil.
Igor Calvet, pontuou que a queda na venda de caminhões atualmente é bastante preocupante. Calvet assumiu a presidência da ANFAVEA no último dia 15 de abril e deu essa declaração que mexeu com o setor caminhoneiro do país.
O temor em relação à venda dos caminhões se deu após o banco central elevar a taxa Selic (taxa básica de juros) que atualmente está a 14,25% ao ano.
Com a taxa elevada, o segmento de vendas de caminhões, principalmente os mais pesados, pode sofrer uma queda brusca no faturamento.
Segundo economistas, uma alta taxa de juros pode incidir diretamente no Produto Interno Bruto (PIB) para que haja uma contenção da alta inflacionária.
Os compradores de caminhões estão colocando essa taxa na balança na hora de decidir a compra de um novo veículo e em maioria estão evitando a substituição por novos veículos.
Para se ter uma ideia de como todas essas informações impactaram no mercado, no primeiro trimestre de 2025, houve 13.100 emplacamentos de novos veículos que em comparação ao mesmo período de 2024 representou uma queda de 7%.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário