acidente

Acidente nos EUA libera 250 milhões de abelhas na estrada após tombamento de caminhão

Um acidente inusitado mobilizou equipes de emergência e apicultores no estado de Washington, nos Estados Unidos, depois que um caminhão carregado com cerca de 250 milhões de abelhas capotou na cidade de Lynden, na última sexta-feira (30). As abelhas estavam sendo transportadas em colmeias e foram liberadas com o impacto do tombamento.

Segundo as autoridades locais, o acidente ocorreu em uma estrada rural e provocou a liberação de milhares de colmeias danificadas. O tráfego precisou ser interrompido durante toda a madrugada de sábado (31) para garantir a segurança dos motoristas e facilitar o trabalho das equipes especializadas.

“Eu fiquei praticamente coberto de abelhas e nem consegui me levantar na frente do caminhão”, relatou Matt Klein, diretor adjunto de Gerenciamento de Emergências. Ele explicou que apicultores foram acionados imediatamente para tentar conter o enxame e recuperar as colmeias intactas.

Acalmar o enxame pode levar dias

De acordo com os especialistas, as abelhas estavam altamente agitadas após o acidente. As equipes têm utilizado técnicas para atrair os insetos de volta às colmeias e instalar novas estruturas para abrigá-las. A expectativa é que, com o passar do tempo, o enxame se acalme e volte a se concentrar em seus “lares”.

“Queremos recuperar as abelhas de uma forma que seja segura para elas e para nós, e recolher o máximo possível para que possam voltar a trabalhar”, disse Klein.

Apesar da cena impressionante, as autoridades informaram que não há risco generalizado à saúde pública, mas emitiram um alerta especial: pessoas alérgicas a picadas de abelha devem evitar a área. Também foi recomendado que todos mantenham uma distância mínima de 180 metros do local até que o ambiente seja considerado seguro.

Vítimas e segurança

Alguns apicultores e membros das equipes de resposta foram picados durante o resgate, mas, segundo os especialistas, as abelhas-europeias envolvidas são menos agressivas do que outras espécies. A picada, embora dolorosa, é considerada de menor risco em pessoas não alérgicas.

As autoridades ainda não divulgaram as causas do acidente, mas reforçaram a importância de cuidados especiais no transporte de cargas vivas e sensíveis, como abelhas — fundamentais para a agricultura e o equilíbrio ambiental.

Esta postagem foi publicada em 3 de junho de 2025 08:13

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto