ANTT prorroga consulta sobre uso de caminhões bitruck no TRIC: setor tem até 15 de julho para participar

ANTT avalia novas formas de pagamento de pedágio
Foto: Reprodução / ANTT

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) decidiu prorrogar até o dia 15 de julho de 2025 o prazo para participação na consulta pública que trata da utilização de caminhões de 4 eixos (bitruck) no Transporte Rodoviário Internacional de Cargas (TRIC).

A proposta em análise busca entender o interesse dos operadores brasileiros quanto à possível inclusão dos bitrucks — caminhões simples com quatro eixos, amplamente utilizados no transporte nacional — nas regras do transporte internacional regulado pelo TRIC, que hoje não permite esse tipo de veículo nas operações entre países do Mercosul.

De acordo com o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, a consulta é uma etapa essencial para fundamentar análises técnicas e embasar futuras negociações com os países membros do bloco:

“A escuta ao setor transportador é fundamental para que possamos construir soluções técnicas alinhadas às reais necessidades do mercado e aos compromissos internacionais do Brasil. Queremos entender, de forma clara e objetiva, o nível de demanda e os impactos dessa possível mudança nas operações de fronteira.”

A participação é simples, online e aberta a todos os operadores do setor de transporte internacional. A consulta pública representa uma oportunidade importante para o segmento ajudar a moldar o futuro da logística internacional brasileira, com reflexos diretos na competitividade e na integração regional.

Clique aqui para participar da consulta pública.