
Caminhão scania G 280 XT. Foto: reproduução
A Marquise Ambiental, uma das principais empresas de gestão de resíduos do país, recebeu um novo lote de caminhões Scania G 280 XT movidos a biometano. A entrega aconteceu no dia 18 de junho, na sede da fabricante Planalto, em Goiânia (GO), e faz parte da estratégia da companhia de investir em soluções sustentáveis para suas operações.
A aquisição integra um investimento de R$ 25 milhões destinado à compra de 18 veículos movidos a biometano, entregues em etapas. Os caminhões já estão em uso nas operações de coleta urbana em cidades como Fortaleza (CE) e Osasco (SP), contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
Os modelos escolhidos são vocacionados para a coleta de resíduos sólidos e fazem parte da parceria entre a Marquise e a Scania, iniciada em 2019, quando a montadora começou a comercializar veículos movidos a gás natural e biometano no Brasil. Desde então, mais de 1.500 unidades foram negociadas no país.
A Marquise Ambiental destaca que seus investimentos estão alinhados à Lei do Combustível do Futuro (Lei 14.993/2024), que estimula a substituição de combustíveis fósseis por fontes renováveis. A empresa também projeta, para o futuro, operar em locais onde será possível realizar o ciclo completo do combustível: coletar resíduos, gerar biogás, produzir biometano e abastecer a frota com combustível renovável.
O modelo G 280 XT possui motor Euro 6 de 9 litros, compatível com gás natural comprimido e biometano, autonomia de até 230 m³ de gás armazenado e capacidade de até 40 toneladas de PBTC. A cabine G, mais espaçosa, foi configurada com o pacote off-road XT e comporta até quatro ocupantes. O caminhão também conta com câmbio automatizado Opticruise G25CM, o mesmo utilizado na linha Scania Super, que proporciona trocas de marcha mais ágeis.
Os veículos são equipados com motores Ciclo Otto, projetados exclusivamente para operação a gás, oferecendo desempenho similar ao diesel, com a vantagem de serem mais silenciosos e sustentáveis.
A Marquise Ambiental já negocia novas aquisições com a Scania, reforçando seu compromisso com uma logística ambientalmente responsável e de baixa emissão no setor de resíduos.
Esta postagem foi publicada em 2 de julho de 2025 08:37
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário