
Caminhão scania G 280 XT. Foto: reproduução
A Marquise Ambiental, uma das principais empresas de gestão de resíduos do país, recebeu um novo lote de caminhões Scania G 280 XT movidos a biometano. A entrega aconteceu no dia 18 de junho, na sede da fabricante Planalto, em Goiânia (GO), e faz parte da estratégia da companhia de investir em soluções sustentáveis para suas operações.
A aquisição integra um investimento de R$ 25 milhões destinado à compra de 18 veículos movidos a biometano, entregues em etapas. Os caminhões já estão em uso nas operações de coleta urbana em cidades como Fortaleza (CE) e Osasco (SP), contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
Os modelos escolhidos são vocacionados para a coleta de resíduos sólidos e fazem parte da parceria entre a Marquise e a Scania, iniciada em 2019, quando a montadora começou a comercializar veículos movidos a gás natural e biometano no Brasil. Desde então, mais de 1.500 unidades foram negociadas no país.
A Marquise Ambiental destaca que seus investimentos estão alinhados à Lei do Combustível do Futuro (Lei 14.993/2024), que estimula a substituição de combustíveis fósseis por fontes renováveis. A empresa também projeta, para o futuro, operar em locais onde será possível realizar o ciclo completo do combustível: coletar resíduos, gerar biogás, produzir biometano e abastecer a frota com combustível renovável.
O modelo G 280 XT possui motor Euro 6 de 9 litros, compatível com gás natural comprimido e biometano, autonomia de até 230 m³ de gás armazenado e capacidade de até 40 toneladas de PBTC. A cabine G, mais espaçosa, foi configurada com o pacote off-road XT e comporta até quatro ocupantes. O caminhão também conta com câmbio automatizado Opticruise G25CM, o mesmo utilizado na linha Scania Super, que proporciona trocas de marcha mais ágeis.
Os veículos são equipados com motores Ciclo Otto, projetados exclusivamente para operação a gás, oferecendo desempenho similar ao diesel, com a vantagem de serem mais silenciosos e sustentáveis.
A Marquise Ambiental já negocia novas aquisições com a Scania, reforçando seu compromisso com uma logística ambientalmente responsável e de baixa emissão no setor de resíduos.
Faleceu neste Domingo (22), aos 96 anos, Nahyra Schwanke, conhecida carinhosamente como Dona Nahyra, uma das mulheres que marcaram época…
Um caminhoneiro morreu em um incidente ocorrido durante o carregamento de soja em uma fazenda no estado do Mato Grosso.…
A empresa Coopercarga está em busca de profissionais qualificados para a vaga de Motorista (Mulheres) ,Se você possui experiência com carreta…
A empresa Carsten Transportes está com um novo processo seletivo para contratar motorista com experiência na função, para participar do…
Um caminhoneiro morreu depois que o caminhão que ele dirigia **saiu da pista na **rodovia BR-116, em um trecho conhecido…
Um caminhoneiro ficou gravemente ferido após a carreta que ele dirigia despencar para dentro de um rio em um trecho…
Este site utiliza cookies.