Diante do aumento nos índices de acidentes e da crescente violência nas rodovias e áreas urbanas do Piauí, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) decidiu intensificar a fiscalização nas estradas do estado. A partir deste mês, cada uma das cinco delegacias da PRF no Piauí (Teresina, Piripiri, Picos, Floriano e Parnaíba) passará a realizar pelo menos duas operações urbanas extras por semana — o que representa mais de 40 novas ações por mês em todo o estado.
Segundo o Superintendente da PRF no Piauí, inspetor Fabrício Loiola, o objetivo é combater diretamente os comportamentos que mais colocam vidas em risco no trânsito, como excesso de velocidade, embriaguez ao volante, ultrapassagens proibidas e direção sem habilitação.
“A PRF está intensificando sua atuação com firmeza e estratégia. O trânsito violento não será normalizado. Vamos às ruas para garantir a ordem, preservar vidas e dar uma resposta institucional à altura da gravidade do cenário”, declarou Loiola.
Ações já começaram
A nova fase de operações teve início simbólico nesta quarta-feira (3), com uma ação na BR‑343, próxima ao terminal de petróleo em Teresina — trecho com alto índice de acidentes. A operação contou com policiamento reforçado e participação integrada de outras forças de segurança pública.
Além de fiscalizar infrações, essas ações também têm gerado resultados concretos como apreensão de drogas, retirada de veículos irregulares de circulação e prisão de motoristas embriagados ou com mandados de prisão em aberto.
Para os caminhoneiros, que enfrentam o risco diariamente, essa medida é um alívio. Estradas mais fiscalizadas não significam apenas multas, mas também mais segurança e mais chances de voltar para casa. Com o aumento do policiamento, o recado é claro: vida no trânsito importa. E quem vive da estrada precisa de respeito e proteção.

