Volvo lidera com folga o segmento de caminhões pesados no Brasil

Funcionário do Grupo Volvo. Foto: reprodução

A Volvo Caminhões consolidou sua liderança no mercado brasileiro de caminhões pesados em 2024, alcançando um desempenho expressivo em vendas e participação de mercado.

Ao todo, foram emplacados 23.185 caminhões da marca no país, um crescimento de 18% em relação ao ano anterior. No segmento de pesados, a Volvo conquistou 30% de participação de mercado, mantendo-se como líder absoluta da categoria.

O destaque mais uma vez foi o modelo Volvo FH 540, que se tornou o caminhão mais vendido do Brasil pelo sexto ano consecutivo, com 7.765 unidades emplacadas. Já o FH 460 também se destacou, ocupando a vice-liderança com 4.956 unidades vendidas.

No segmento de semipesados, a linha VM registrou 7.462 emplacamentos, com o modelo VM 290 liderando com 4.026 unidades. A Volvo também obteve excelente desempenho no setor de caminhões vocacionais, com participação de 61% no segmento florestal, 44% em mineração e 29% no transporte de cana-de-açúcar.

Além das vendas, a Volvo investiu fortemente em serviços. Atualmente, cerca de 90% dos caminhões vendidos saem com planos de manutenção ativos. São mais de 50 mil contratos em vigor, oferecendo suporte completo aos clientes. O programa de Condução Inteligente Volvo, que utiliza inteligência artificial para melhorar o consumo de combustível, também cresceu 40% no número de adesões.

Para 2025, a marca adota uma postura cautelosa devido às incertezas econômicas, mas segue confiante na continuidade da liderança. Um dos destaques para este ano será o início da exportação de caminhões brasileiros para o México, incluindo os modelos FH e VM.

Com inovação, tecnologia e foco no cliente, a Volvo reforça sua posição como referência no transporte pesado no Brasil.