Caminhoneiro

Caminhoneiro precisa de um ano pra ganhar o que Lula leva em um mês – e ainda ouve que está tudo bem

Enquanto o caminhoneiro acorda às 4h da manhã, encara estrada esburacada, carga pesada, falta de estrutura, perigo de assalto e ainda precisa sorrir na entrega, o presidente da República fatura, tranquilo, seus R$ 41 mil por mês. É isso mesmo: um caminhoneiro que ganha em média R$ 3.500 mensais levaria quase um ano inteiro de suor e diesel pra ver esse valor na conta.

A conta é simples:
R$ 41.000 ÷ R$ 3.500 = 11,7 meses
Ou seja, o caminhoneiro que enfrenta sol, chuva, falta de banheiro e policiamento, precisa ralar quase 12 meses pra faturar o que o presidente recebe em apenas 30 dias, com direito a segurança, avião da FAB, paletó bem passado e discurso pronto.

E o que o caminhoneiro recebe em troca?

  • Promessas.
  • Pedágios mais caros.
  • Diesel nas alturas.
  • Silêncio total quando o assunto é aposentadoria, infraestrutura ou segurança na estrada.

Enquanto isso, no Planalto, o ar-condicionado segue gelado, o cafezinho sempre fresco e os eventos com tapete vermelho continuam lotados. Afinal, é muito difícil “governar” um país com 200 milhões de brasileiros — principalmente quando se está muito ocupado viajando para o exterior ou fazendo discursos para quem nunca pegou na direção de um caminhão.

A ironia é que, apesar de tudo, é o caminhoneiro que mantém o país em movimento. Se ele parar, o Brasil para. Já se o presidente sumir por uns dias… bom, talvez ninguém perceba.

Enquanto isso, na estrada, segue o jogo: buraco, falta de apoio, pressão por entrega, frete defasado e diesel caro. Mas tudo bem: dizem que “a economia vai bem”, e o que não faltarão são discursos prontos e promessas vazias. Pena que nenhuma delas enche o tanque.

Esta postagem foi publicada em 7 de agosto de 2025 09:47

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

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