
Abascento com etanol Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O etanol é um dos combustíveis mais utilizados no Brasil, presente em grande parte dos veículos flex. Apesar de ser uma opção mais barata em determinados períodos e menos poluente que a gasolina, ele ainda gera dúvidas entre motoristas. Uma das mais recorrentes é: o etanol desgasta mais o motor?
Durante muito tempo, circulou a ideia de que o etanol provocaria maior desgaste interno no motor. Essa percepção vem, em parte, de experiências com veículos antigos, quando o combustível apresentava um índice maior de impurezas e o sistema de injeção não era projetado para lidar com ele de forma eficiente.
Hoje, os motores flex são desenvolvidos para trabalhar igualmente bem com gasolina, etanol ou qualquer mistura entre eles, eliminando boa parte desse problema.
O etanol tem uma queima mais “limpa” e gera menos resíduos de carbono, o que pode até ajudar na conservação de componentes internos. No entanto, ele possui uma característica: atrai umidade. Essa água pode causar corrosão em sistemas metálicos, especialmente se o carro ficar muito tempo parado.
Por ter menor poder lubrificante que a gasolina, o etanol pode, em alguns casos, aumentar o atrito em partes específicas do motor. No entanto, os óleos lubrificantes modernos já são formulados para compensar essa diferença, tornando o efeito praticamente nulo quando as trocas são feitas nos prazos corretos.
O etanol não é, por si só, mais prejudicial ao motor do que a gasolina. Em veículos modernos, devidamente projetados para o uso flex, a diferença de desgaste é mínima e praticamente imperceptível quando há manutenção preventiva. O maior vilão continua sendo o combustível adulterado — seja etanol ou gasolina.
Esta postagem foi publicada em 13 de agosto de 2025 06:53
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