volvo

Fábrica da Volvo CE em Pederneiras celebra 50 anos como referência global de inovação e sustentabilidade

A fábrica da Volvo Construction Equipment (Volvo CE) localizada em Pederneiras (SP) completa 50 anos neste ano, consolidando-se como um importante polo industrial do Grupo Volvo na América Latina e referência global em tecnologia e sustentabilidade.

Um histórico de crescimento e impacto

Inaugurada em 1975 sob a marca Clark, a unidade passou a integrar a VME em 1987 e, em 1995, foi absorvida pela Volvo CE, tornando-se uma das 12 fábricas de equipamentos da marca no mundo. Ao longo dessas cinco décadas, já produziu quase 100 mil máquinas.

Responsável por atender toda a América Latina, a fábrica de Pederneiras também exporta 60% da produção para mercados exigentes como Estados Unidos, Europa e Ásia, o que reforça sua vocação internacional.

Produção tecnológica e inovadora

A unidade produz carregadeiras, escavadeiras, compactadores e caminhões articulados — sendo a única fábrica do Grupo Volvo no mundo a montar carregadeiras e caminhões articulados em uma mesma linha de montagem.

Os modelos atuais incluem:

  • Carregadeiras: L60, L70, L90, L110, L120, L150 e L180
  • Escavadeiras: EC140, EC210, EC220, EC230 e EC260
  • Compactadores: SD110
  • Caminhões articulados: A25, A30, A40, A45 e A50

Eficiência e sustentabilidade em destaque

O desempenho da fábrica se apoia no método Volvo Production System (VPS), inspirado na manufatura enxuta, que garante alta eficiência e flexibilidade nos processos produtivos.

Desde 2022, a unidade funciona como planta aterro zero, utilizando energia 100% renovável. Com iniciativas sustentáveis, já reduziu mais de 2.000 MWh no consumo energético e diminuiu mais de 300 toneladas de CO₂ nos últimos anos. A projeção é ser neutra em emissões até 2026.

Visão e depoimentos

Wladimir Garcia, head de operações industriais da Volvo CE em Pederneiras, destaca que a planta é referência em eficiência, flexibilidade e excelência dentro do grupo. Luiz Marcelo Daniel, head de operações comerciais da América Latina, reforça que os clientes brasileiros recebem os mesmos produtos tecnológicos que os mercados mais exigentes do mundo.

Novos capítulos por vir

Além de celebrar cinco décadas de trajetória, a fábrica continua em expansão. Recentemente, foi introduzido o modelo A45G, nacionalizado no Brasil, e a unidade opera com tecnologias da Indústria 4.0, robôs de linha de montagem e avanços em engenharia de precisão industrial.

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Postagens recentes

Morre aos 96 anos a caminhoneira Dona Nahyra, a caminhoneira mas velha do Brasil

Faleceu neste Domingo (22), aos 96 anos, Nahyra Schwanke, conhecida carinhosamente como Dona Nahyra, uma das mulheres que marcaram época…

4 horas atrás

Caminhoneiro morre durante carregamento de soja em fazenda no MT

Um caminhoneiro morreu em um incidente ocorrido durante o carregamento de soja em uma fazenda no estado do Mato Grosso.…

6 horas atrás

Coopercarga abre vagas para motorista carreteiro

A empresa Coopercarga está em busca de profissionais qualificados para a vaga de Motorista (Mulheres) ,Se você possui experiência com carreta…

7 horas atrás

Carsten Transportes abre vagas para motorista carreteiro

A empresa Carsten Transportes está com um novo processo seletivo para contratar motorista com experiência na função, para participar do…

7 horas atrás

Caminhoneiro morre após saída de pista na BR-116 em trecho movimentado

Um caminhoneiro morreu depois que o caminhão que ele dirigia **saiu da pista na **rodovia BR-116, em um trecho conhecido…

7 horas atrás

Caminhoneiro é socorrido em estado grave após carreta despencar dentro de rio no Oeste de SC

Um caminhoneiro ficou gravemente ferido após a carreta que ele dirigia despencar para dentro de um rio em um trecho…

7 horas atrás