
Caminhão de madeira irregular. Foto: reprodução
ma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar Ambiental resultou na apreensão de uma carga irregular de madeira nativa — especificamente toras de Araucaria angustifolia — na manhã desta terça‑feira, 5 de agosto, na BR‑277, em Guarapuava (PR).
A fiscalização ocorreu por volta das 9h, quando os agentes pararam uma carreta transportando as toras de araucária. Ao verificar a documentação de transporte, foram constatadas inconsistências que comprometeriam a legalidade do carregamento.
A carga apreendida totalizou 42 metros cúbicos de madeira, todos caracterizados como araucária, espécie nativa e protegida no estado do Paraná.
Além do motorista, a empresa responsável pela emissão do Documento de Origem Florestal (DOF) também foi envolvida na ocorrência, pois não apresentou comprovação legal adequada para o transporte da carga .
A Araucaria angustifolia está sob forte rigor legal, devido ao seu risco de extinção e à importância ambiental. O transporte ilegal pode acarretar sanções administrativas e criminais previstas pela legislação ambiental brasileira.
Esta postagem foi publicada em 6 de agosto de 2025 06:36
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário