
Policiais rodoviários federais flagraram nesta quarta-feira (03), na BR-282 em Pinhalzinho e Nova Itaberaba, dois caminhões com excesso de peso e diversas outras irregularidades.
O primeiro veículo, além de carregar 8 toneladas a mais de pedra brita que o máximo permitido, também estava com faróis queimados, sem lona de proteção para a carga, sem faixas laterais refletivas e com aparelho tacógrafo vencido. Além disso, o motorista não comprovou ter realizado o descanso mínimo obrigatório.
O segundo caminhão estava com ainda mais excesso de peso (11 toneladas de pedra brita). O veículo também estava com faróis queimados, aparelho tacógrafo vencido, sem lona de proteção na carga, placa sem visibilidade, para-brisa trincado e ainda quatro pneus carecas. Por fim, o motorista não comprovou ter realizado o descanso mínimo obrigatório.
Ambos os veículos foram multados e retidos até a regularização e o transbordo da carga excedente para outros caminhões.
O pavimento asfáltico é um patrimônio público. O peso acima do permitido causa buracos, rachaduras e desníveis. Quem paga a conta é toda a sociedade. Além disso, o veículo não foi projetado para levar a carga excedente. O sistema de freios e de suspensão ficam sobrecarregados, aumentando a chance de acidentes e trazendo riscos para o motorista.
Esta postagem foi publicada em 5 de setembro de 2025 07:56
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário