Categorias Transportadora

Transportadora gaúcha se torna a primeira do mundo a conquistar certificação “Carbono Negativo”

A sustentabilidade começa a ganhar força também nas estradas brasileiras. A Transportes Gabardo Ltda, com sede em Porto Alegre (RS), acaba de alcançar um feito inédito no setor logístico mundial: a empresa foi certificada como a primeira transportadora do mundo a se tornar “Carbono Negativo”.

O reconhecimento foi concedido pelo Global Certification System (GCS) no último dia 18 de setembro de 2025, com validade até setembro de 2026. A certificação foi realizada de acordo com as normas internacionais ABNT NBR ISO 14064-1:2022 e ABNT NBR ISO 14064-3:2022, que validam inventários e ações de redução de gases de efeito estufa (GEE).

O que significa ser “Carbono Negativo”?

Diferente da neutralidade de carbono, em que uma empresa apenas compensa suas emissões, ser “Carbono Negativo” significa remover mais CO² da atmosfera do que é emitido.
No caso da Transportes Gabardo, o balanço do ano de 2024 mostrou que a empresa emitiu cerca de 91,7 mil kgCO²e, mas conseguiu retirar 115,1 mil kgCO²e, alcançando um saldo final de –23,3 mil kgCO²e.

Como isso foi possível?

Segundo a empresa, o resultado foi obtido por meio de uma combinação de estratégias:

  • Modernização da frota com veículos menos poluentes.
  • Uso de tecnologias sustentáveis e incentivo a modais alternativos.
  • Investimentos em reflorestamento e projetos de captura e armazenamento de carbono (BECCS).
  • Adoção de infraestruturas e materiais sustentáveis em suas operações.

Um marco para o transporte brasileiro

Fundada em 1989 por Sérgio Mário Gabardo, a transportadora gaúcha mostra que é possível aliar logística e responsabilidade ambiental. Em um setor historicamente visto como grande emissor de poluentes, a conquista reforça a viabilidade de modelos de negócio mais conscientes.

Além de posicionar o Brasil como pioneiro em inovação sustentável no transporte rodoviário, a conquista também serve de inspiração para que outras companhias invistam em práticas que contribuam diretamente para a mitigação das mudanças climáticas.

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Postagens recentes

Caminhoneiros terão atendimento médico na Via Dutra por 90 dias em Pinda (SP)

Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…

15 horas atrás

Transportadora Videira abre vagas para motorista de caminhão

A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…

15 horas atrás

Transportadora Maroni abre novas vagas para caminhoneiro

A empresa Maroni Transportes está com novas vagas em aberto para motorista carreteiro em Louveira, São Paulo. Os interessados em participar do…

15 horas atrás

Quadrilha é presa após sequestrar caminhoneiro e roubar veículos no MA e PI

Uma quadrilha responsável pelo sequestro de um caminhoneiro e roubo de veículos foi presa em uma operação das polícias do…

15 horas atrás

Ambulância é apreendida pela PRF na BR-101 e paciente recém-operado fica deitado no chão na Bahia

Uma ambulância da Prefeitura de Itororó, no sul da Bahia, foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101 por…

16 horas atrás

Expresso Nathan se manifesta após acidente envolvendo motorista e quebra de asa

A Expresso Nathan divulgou uma nota oficial para se manifestar sobre uma ocorrência recente envolvendo um de seus motoristas. Segundo…

16 horas atrás