Caminhoneiro

Caminhoneiros experientes estão sendo disputados por transportadoras em meio à escassez de mão de obra

A falta de novos motoristas no mercado tem levado transportadoras de todo o país a voltarem suas atenções para um público que já conhece bem a estrada: os caminhoneiros experientes. Com a dificuldade de atrair jovens para a profissão, as empresas estão adotando novas estratégias para reter e reconquistar profissionais com anos de experiência, que hoje se tornaram peças-chave no setor de transporte rodoviário.

Nos últimos meses, diversas transportadoras têm feito sondagens diretas a motoristas veteranos, oferecendo benefícios mais atrativos, planos de carreira e melhorias nas condições de trabalho. O objetivo é suprir o quadro de funcionários e garantir que a operação logística continue funcionando sem interrupções — especialmente em um momento de crescimento da demanda por fretes.

Entre as ações adotadas pelas empresas estão:

  • Aumento no valor de diárias e premiações por produtividade;
  • Programas de bem-estar com apoio psicológico e assistência financeira;
  • Escalas de trabalho mais flexíveis para melhorar a qualidade de vida;
  • Planos de saúde e convênios ampliados para os motoristas e familiares;
  • Investimentos em veículos mais modernos e seguros.

De acordo com especialistas do setor, o envelhecimento da categoria é um dos maiores desafios atuais. A média de idade dos caminhoneiros brasileiros ultrapassa os 45 anos, e o número de novos profissionais tem diminuído a cada ano. Com isso, os motoristas mais experientes têm sido valorizados como nunca.

Transportadoras também estão investindo em cursos de atualização e reciclagem, tanto para manter esses profissionais ativos por mais tempo quanto para capacitá-los para novas exigências do mercado, como o uso de tecnologias embarcadas e sistemas de rastreamento.

“As empresas perceberam que reter o profissional experiente é tão importante quanto formar novos motoristas. Eles conhecem as rotas, têm responsabilidade e ajudam a treinar os mais jovens”, destaca um gestor de frota de uma grande transportadora.

Com a disputa crescente por mão de obra qualificada, a tendência é que os caminhoneiros veteranos encontrem condições cada vez melhores para continuar na estrada — e que as empresas precisem inovar para manter seus times completos e motivados.

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Postagens recentes

Caminhoneiros terão atendimento médico na Via Dutra por 90 dias em Pinda (SP)

Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…

9 horas atrás

Transportadora Videira abre vagas para motorista de caminhão

A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…

9 horas atrás

Transportadora Maroni abre novas vagas para caminhoneiro

A empresa Maroni Transportes está com novas vagas em aberto para motorista carreteiro em Louveira, São Paulo. Os interessados em participar do…

9 horas atrás

Quadrilha é presa após sequestrar caminhoneiro e roubar veículos no MA e PI

Uma quadrilha responsável pelo sequestro de um caminhoneiro e roubo de veículos foi presa em uma operação das polícias do…

10 horas atrás

Ambulância é apreendida pela PRF na BR-101 e paciente recém-operado fica deitado no chão na Bahia

Uma ambulância da Prefeitura de Itororó, no sul da Bahia, foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101 por…

10 horas atrás

Expresso Nathan se manifesta após acidente envolvendo motorista e quebra de asa

A Expresso Nathan divulgou uma nota oficial para se manifestar sobre uma ocorrência recente envolvendo um de seus motoristas. Segundo…

10 horas atrás