
DAF lança novo chassi 10×4. Foto: Divulgação
A DAF Trucks surpreende o mercado europeu com o lançamento de um robusto caminhão 10×4, batizado de FAF, projetado especialmente para operações de alta carga e uso em ambientes exigentes. Com estrutura robusta e design voltado ao desempenho, o modelo reforça a estratégia da fabricante de atender às demandas mais pesadas da construção civil e da logística.
O novo DAF FAF traz uma configuração com tandem de três eixos agrupados, oferecendo tração dupla que pode ser adaptada com redução simples ou por cubo, conforme a necessidade. Segundo a montadora, o tridem suporta até 34 toneladas, garantindo robustez para enfrentar operações críticas.
Na frente, o veículo conta com dois eixos que suportam de 8 a 9 toneladas, o que permite também a instalação de guindastes potentes logo atrás da cabine — um diferencial para os clientes que atuam em canteiros de obras. O eixo traseiro direcional participa dessa lógica com carga estática estimada em 26 toneladas, segundo a DAF.
Outra inovação é que um dos eixos traseiros é retrátil, direcional e equipado com suspensão pneumática. Essa mecânica não só contribui para tração em terrenos irregulares como também melhora a manobrabilidade, algo raramente encontrado em caminhões desse porte.
Com PBT (Peso Bruto Total) técnico de até 52 toneladas, o DAF 10×4 FAF se posiciona como uma solução completa para quem exige alta produtividade e confiabilidade.
O novo modelo pode ser equipado com motores Paccar MX-11 e MX-13, com potências que variam de 300 cv a 530 cv, acoplados à transmissão automatizada ZF TraXon, reconhecida por sua eficiência e precisão.
Em relação às cabines, são oferecidas as versões XD — mais compacta e pensada para operações urbanas e regionais — e XF, voltada para o segmento rodoviário e de média distância, oferecendo mais espaço e conforto.
Para aumentar a segurança e visibilidade, o caminhão já conta com o sistema DAF Digital Vision System, que elimina espelhos tradicionais ao utilizar câmeras. Entre os recursos, está a câmera DAF Corner View, posicionada ao lado do passageiro para eliminar pontos cegos frontais, além de uma câmera de ré para facilitar manobras.
Com esse lançamento, a DAF pretende estreitar sua presença no segmento pesado, especialmente em setores como mineração, obras e transporte de cargas volumosas. Modelos 10×4 têm ganhado relevância por oferecerem maior versatilidade e menores custos operacionais frente às gigantes máquinas “amarelas”.
Essa estratégia se soma ao movimento de outras montadoras que também investem em veículos pesados mais compactos e eficientes para nichos específicos dentro do mercado pesado
Esta postagem foi publicada em 9 de outubro de 2025 09:51
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário