
Sede da amazon
Uma instabilidade nos servidores da Amazon Web Services (AWS) causou grandes transtornos logísticos em todo o país nesta segunda-feira (21). Empresas que dependem dos serviços em nuvem da gigante norte-americana, como plataformas de transporte, bancos, marketplaces e sistemas de rastreamento, enfrentaram falhas de acesso e lentidão.
O problema atingiu em cheio o setor de transporte e entregas. Relatos de caminhoneiros e transportadoras apontam que sistemas de roteirização, carregamento e confirmação de entregas ficaram fora do ar por horas, impossibilitando o registro de coletas e o rastreamento de cargas.
Um dos principais afetados foi o Mercado Livre, que teria enfrentado lentidão generalizada em sua plataforma e nas operações de centros de distribuição. Em algumas regiões, entregadores relataram cancelamento de rotas e falhas no aplicativo, impedindo o prosseguimento das entregas agendadas.
A falha também refletiu no funcionamento de outros serviços que dependem da AWS, como iFood, Spotify, Banco Inter e PicPay, mostrando o quanto o ecossistema digital brasileiro está interligado à infraestrutura da Amazon.
Por meio de nota, a AWS informou que “identificou uma falha em um dos clusters de rede” e que “equipes técnicas trabalharam para restabelecer a normalidade o mais rápido possível”. A empresa disse ainda que o serviço foi totalmente restabelecido no fim da tarde.
O episódio acende um alerta para o alto grau de dependência de grandes empresas brasileiras em relação a serviços de computação em nuvem — e como uma falha técnica pode afetar a economia real, paralisando desde grandes operações logísticas até entregas de última milha.
Esta postagem foi publicada em 21 de outubro de 2025 01:06
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