
Foto ilustrativa
Especialistas em logística avisam que o Brasil corre risco de enfrentar problemas sérios. Lideranças do ramo concordam: se nada mudar, o colapso pode acontecer por volta de 2032. O déficit de caminhoneiros deve atingir níveis altos naquele ano, segundo associações ligadas ao transporte.
O cenário pintado dá pra se preocupar. No momento, bastante gente tem problema em ocupar cargos abertos. Motoristas experientes vão saindo das estradas por conta do cansaço, dos gastos com o caminhão e porque o pagamento caiu.
Enquanto isso, os novos mal olham para essa área, seja pelo perigo envolvido, seja por começar ganhando pouco.
Segundo entidades do setor, muitos caminhoneiros mais velhos vão se aposentar por volta de 2030 a 2032. Por outro lado, poucos jovens estão entrando na profissão para substituí-los. Caso isso siga assim, especialistas acham que faltarão ainda mais motoristas daqui a cerca de uma década.
O ano 2032 aparece como o momento mais tenso já que, nessa época, muitos dos motoristas que começaram a rodar nas décadas de 90 e 2000 vão sair de circulação. Esse recuo cria uma falha enorme no sistema de transporte do país, sobretudo no frete pesado, área que precisa muito de profissionais treinados.
Se nada mudar até aquele momento, o país pode ter problemas na entrega de mercadorias, comida mais cara, menos caminhões disponíveis e interrupções nos serviços – sem greve, só porque faltam profissionais ao volante.
Esta postagem foi publicada em 3 de dezembro de 2025 07:39
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