Uma carreta carregada com 50 toneladas de soja tombou na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) Norte, no Distrito Federal, e chamou atenção não apenas pelo acidente em si, mas também pelos detalhes que vieram à tona depois: o veículo nunca havia feito viagens longas e sequer tinha seguro contratado.
O acidente aconteceu no quilômetro 3 da Epia, na descida do Colorado sentido Plano Piloto, quando o motorista Edvan Inocêncio, de 38 anos perdeu o controle do caminhão. Segundo o próprio condutor, que estava apenas prestando serviço e não é o dono do veículo, o caminhão havia sido comprado recentemente e aquela era sua primeira operação de longa distância.
Ainda de acordo com Edvan, o problema começou quando ele percebeu a perda de freio na descida. Ao tentar reduzir a velocidade com o freio motor, o caminhão acabou atingindo 120 km/h em um trecho de declive, tornando o acidente praticamente inevitável.

Para evitar um impacto ainda pior, o motorista diz que tentou direcionar o caminhão para o guard rail às margens da via para desviar de um veículo que transportava gás logo à frente. Neste momento, a carreta tombou e acabou atingindo vários outros veículos que trafegavam no local.
Apesar do susto e dos estragos, ninguém ficou ferido, conforme informações do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). A soja que era transportada acabou espalhada pela pista, e equipes usaram sopradores para desobstruir a rodovia.
Entre os carros atingidos estavam modelos como Fiat Mobi, BYD Dolphin, GM Classic e uma Honda Titan, todos danificados pelo impacto da carreta tombada.
Além do trabalho de limpeza e retirada da carreta da pista por um superguincho do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), a Polícia Militar do DF (PMDF) também esteve no local para auxiliar no controle do trânsito afetado pelo acidente.

