
Foto: ilustrativa sobre o caso.
A Justiça determinou que um caminhoneiro será indenizado por ter esperado mais de quatro dias para descarregar sua carga, em uma decisão que reforça os direitos dos profissionais do transporte.
O caso aconteceu quando um motorista autônomo chegou ao Porto de Santos (SP) com uma carga de 32 toneladas de farelo de soja a granel, mas só conseguiu iniciar o descarregamento após cerca de 98 horas, 20 minutos e 48 segundos, muito além do limite máximo legal de 5 horas de espera para carga e descarga previsto na legislação brasileira.
Segundo a decisão judicial, a espera excessiva configurou abuso e violação dos direitos do caminhoneiro, que ficou no local por quase quatro dias, aguardando liberação do operador portuário. Além disso, o motorista teve que arcar com custos adicionais de estacionamento do veículo durante o período.
Com base na lei específica do transporte de cargas — que estabelece padrões para o tempo de espera e remuneração desses períodos — o motorista foi condenado a receber indenização no valor de aproximadamente R$ 11.250,00, incluindo o ressarcimento pelo tempo parado e despesas extras.
A decisão reitera que o tempo de espera acima do permitido deve ser tratado como dano indenizável, uma vez que prejudica o trabalhador, eleva custos e agrava condições de trabalho já desgastantes para quem vive na estrada.
Falta de recursos impede Correios de investir em carros elétricos mesmo com promessa de economia Os Correios estão estudando a…
Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…
A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…
A empresa Maroni Transportes está com novas vagas em aberto para motorista carreteiro em Louveira, São Paulo. Os interessados em participar do…
Uma quadrilha responsável pelo sequestro de um caminhoneiro e roubo de veículos foi presa em uma operação das polícias do…
Uma ambulância da Prefeitura de Itororó, no sul da Bahia, foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101 por…
Este site utiliza cookies.