Caminhoneiro

TST mantém indenização a motorista obrigado a pernoitar no baú de caminhão

A Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) manteve a decisão que determina o pagamento de indenização de R$ 25 mil a um motorista que era obrigado a pernoitar no baú de um caminhão durante a realização de suas atividades profissionais.

O caso envolve um profissional contratado como motorista auxiliar de entregas por uma indústria sediada em Viana (ES). O trabalhador relatou ao juízo que, em diversas viagens de serviço, não recebeu valores suficientes para custear hospedagem em local adequado e foi forçado a dormir no compartimento de carga do caminhão, junto das mercadorias transportadas.

A empresa alegou que a maioria das entregas eram realizadas em Vitória (ES) e regiões próximas, o que, segundo ela, dispensaria a necessidade de pernoite fora de casa. A defesa também afirmou que era pago um valor adicional a título de ajuda de custo para hospedagem, sem esclarecer que isso não teria sido suficiente.

No entanto, o Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT-ES) entendeu que o trabalhador não dispunha de condições adequadas de descanso, algo considerado essencial para a sua saúde, e reformou a decisão da 2ª Vara do Trabalho de Vitória que havia rejeitado o pedido inicial.

Ao analisar o recurso da empresa, a 1ª Turma do TST manteve a condenação com base na constatação de que a situação configurou ofensa aos direitos da personalidade do trabalhador. Segundo o relator do recurso, ministro Amaury Rodrigues, “o simples fato de pernoitar no caminhão não gera por si só direito à indenização, mas, no caso em questão, as circunstâncias em que isso ocorria — dentro do baú sobre as mercadorias — demonstraram lesão aos direitos de personalidade”.

Dessa forma, a indenização de R$ 25 mil por danos extrapatrimoniais foi mantida pelo TST, confirmando o entendimento de que condições inadequadas de repouso podem caracterizar violação à dignidade do trabalhador quando comprovadas no processo

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Postagens recentes

Caminhoneiros terão atendimento médico na Via Dutra por 90 dias em Pinda (SP)

Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…

10 horas atrás

Transportadora Videira abre vagas para motorista de caminhão

A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…

10 horas atrás

Transportadora Maroni abre novas vagas para caminhoneiro

A empresa Maroni Transportes está com novas vagas em aberto para motorista carreteiro em Louveira, São Paulo. Os interessados em participar do…

10 horas atrás

Quadrilha é presa após sequestrar caminhoneiro e roubar veículos no MA e PI

Uma quadrilha responsável pelo sequestro de um caminhoneiro e roubo de veículos foi presa em uma operação das polícias do…

10 horas atrás

Ambulância é apreendida pela PRF na BR-101 e paciente recém-operado fica deitado no chão na Bahia

Uma ambulância da Prefeitura de Itororó, no sul da Bahia, foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101 por…

11 horas atrás

Expresso Nathan se manifesta após acidente envolvendo motorista e quebra de asa

A Expresso Nathan divulgou uma nota oficial para se manifestar sobre uma ocorrência recente envolvendo um de seus motoristas. Segundo…

11 horas atrás