A Mercedes-Benz do Brasil fechou 2025 na liderança do mercado de ônibus elétricos, com o eO500U sendo o chassi mais vendido do país. Ao todo, 222 unidades foram emplacadas no ano, segundo dados da Fenabrave.
Além das vendas já confirmadas, a montadora tem mais de 200 unidades em negociação, principalmente para empresas que operam linhas e corredores da cidade de São Paulo, maior mercado de transporte coletivo do Brasil. As entregas estão previstas para o primeiro semestre.
O eO500U é 100% elétrico à bateria, totalmente desenvolvido e produzido no Brasil, na fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP). O modelo já opera em diversas cidades e foi projetado para a realidade do transporte urbano brasileiro, com zero emissão local de CO₂, operação silenciosa e alta eficiência energética.
O chassi faz parte da linha O 500, no padrão Padron 4×2 de piso baixo, compatível com carroçarias de até 13,2 metros. Um dos destaques é a autonomia de até 270 km, a maior entre os ônibus elétricos em circulação no país, além da elevada capacidade de passageiros.
A recarga das baterias é feita por sistema plug-in CCS2, com tempo médio de até três horas para carga completa. O modelo utiliza tecnologias semelhantes às do ônibus elétrico eCitaro, da Daimler Buses, incluindo motores elétricos, inversores, direção elétrica e sistemas de alta tensão.

