Nova Quaest mostra Lula 38% a 31% sobre Flávio e empate técnico no 2º turno

A nova pesquisa Quaest divulgada nesta sexta-feira, 14 de agosto, colocou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança do cenário estimulado para presidente da República. Lula aparece com 38% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro (PL) tem 31%. A diferença numérica entre os dois é de sete pontos percentuais.
Ronaldo Caiado (PSD) e Renan Santos (Missão) aparecem com 4% cada. Romeu Zema (Novo) e Augusto Cury (Avante) têm 2%, enquanto Samara Martins (UP) registra 1%. Edmilson Costa (PCB), Clariana Barão (DC), Hertz Dias (PSTU), Leonardo Avalanche (PRTB), Rui Costa Pimenta (PCO) e Wilson Grassi (Democrata) não pontuaram. Outros 8% disseram que votariam em branco, anulariam ou não votariam, e 10% estão indecisos.
Na comparação com a pesquisa divulgada em 5 de agosto, Lula oscilou de 39% para 38%, enquanto Flávio passou de 30% para 31%. Com isso, a distância entre os dois caiu numericamente de nove para sete pontos. As duas oscilações, porém, estão dentro da margem de erro do levantamento.
A disputa ao governo fica mais apertada quando a Quaest simula um segundo turno entre os dois. Lula registra 43% e Flávio Bolsonaro, 40%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os dois aparecem em empate técnico nesse confronto. Brancos, nulos ou quem afirma que não votaria somam 13%, e os indecisos representam 4%.
Na rodada anterior, Lula tinha 44% contra 39% de Flávio. A diferença numérica, que era de cinco pontos, passou para três. Mais uma vez, a mudança entre uma pesquisa e outra ocorreu dentro da margem de erro.
A Quaest também simulou outros confrontos. Lula aparece com 44% contra 37% de Ronaldo Caiado, marca 44% diante de 36% de Renan Santos e tem 45% contra 34% de Romeu Zema.
O levantamento foi executado pela Quaest Pesquisas, Consultoria e Projetos Ltda. e contratado pela Editora Globo S.A. e Globo Comunicação e Participações S.A. Foram entrevistados presencialmente 2.004 eleitores com 16 anos ou mais entre os dias 10 e 13 de agosto de 2026. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-06773/2026. O valor informado para o levantamento é de R$ 314.628, pago com recursos próprios dos contratantes. O desenho da amostra utiliza seleção de municípios e setores censitários, entrevistas domiciliares e critérios como sexo, idade, renda familiar e escolaridade.
O registro dessas informações faz parte das regras para pesquisas eleitorais divulgadas ao público. O TSE exige que o cadastro informe dados como contratante, valor e origem dos recursos, período de realização, metodologia, plano amostral, margem de erro e intervalo de confiança.
Pesquisa Quaest divulgada em 14 de agosto de 2026 sobre a disputa pela Presidência da República, com Lula e Flávio Bolsonaro nos dois primeiros lugares e empate técnico entre eles na simulação de segundo turno.
Comentários
0