No final de outubro, o Grupo Volvo já anunciava que a fábrica de Gante montará baterias para todas as fábricas de caminhões europeias do grupo (e portanto também para os elétricos Renault caminhões). Notícias surgiram em novembro de que a Volvo oferecerá toda a sua linha – caminhões de 44 toneladas para transporte regional – em uma versão elétrica a partir do próximo ano . Naquela época, ainda não estava claro quando Ghent teria um papel na produção.
Aumentando a escala em Ghent
Um pequeno número de caminhões elétricos está sendo produzido atualmente em Töve (Suécia). “A produção em volume começará em 2022. Por ser uma fábrica de alto volume, grande parte dos caminhões elétricos será construída em Gante ”, diz Vera, porta-voz da fábrica. “Isso vai acontecer gradativamente, paralelamente à produção em Töve. A rapidez com que o aumento de escala ocorrerá e depende, é claro, da demanda. ”
Ainda não foi decidido se uma linha de montagem separada deve ser construída ou se a montagem pode ocorrer nas linhas existentes. “Töve está fazendo o teste. A experiência que adquirirmos terá um papel importante nisso. Mas está claro que em 2021 tudo estará em ação ”, acrescentou.
150 funcionários adicionais
A produção de caminhões convencionais também está se desenvolvendo bem. Nesta semana, a fábrica aumentou a produção para atender à maior demanda. 150 funcionários adicionais foram treinados para isso. Eles já começaram. O tamanho do aumento da produção não foi divulgado.
Meta: 100% livre de fósseis
A eletrificação ocorrerá paralelamente à produção de caminhões a diesel e GNL. O grupo também está trabalhando em outras opções. “A Volvo tem sido pioneira com vários combustíveis alternativos desde 2007. Hoje sabemos quais podemos usar para cumprir nosso compromisso com a volvo caminhões 100% livres de fósseis até 2040 ”, afirma Peter, diretor da Volvo caminhões.