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Caminhoneiros podem perder fretes com construção de novas ferrovias

Malha Norte tem grande potencial para gerar expansão socioeconômica no Brasil

Foi assinado no último dia 20 de setembro o contrato para construção de uma ferrovia privada no estado de Mato Grosso, é a primeira nesse esquema no Brasil e que pode diminuir o trabalho dos caminhoneiros.

A Ferrovia já tem nome e sobrenome, F.A.T.O, sigla para (Ferrovia Autorizada de Transporte Olacyr de Moraes). O modal Ferroviário conectará a capital do estado, Cuiabá, aos municípios Lucas do Rio Verde e Mutum, importantes centros do agronegócio de Mato Grosso, onde se inicia a Ferronorte, em Rondonópolis, sul-mato-grossense.

O governador de Mato Grosso,  Mário Mendes, está otimista com as novas obras. “Mais trilhos fortalecem a nossa economia e, o principal, geram milhares de empregos”, afirma o político. 

A companhia responsável pelas obras será a mesma que detém a concessão da Ferronorte feita em 1990. O investimento poderá ser de 9 a até 11 milhões de reais para a conclusão da ferrovia, e está prevista a entrega para o ano de 2030.

A ideia não é diminuir o transporte de carga em caminhões, ou seja dos caminhoneiros, porém o objetivo da expansão de ferrovias é concentrar os fretes de longa distância por ferrovias e os caminhões serem utilizados apenas em curtas distâncias.

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

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