MP sobre excesso de peso dos caminhões é aprovada no senado, veja as mudanças

Foto: Governo do Brasil

Na última quarta-feira (22) o senado aprovou a medida provisória sobre a ampliação da tolerância para excesso de peso bruto por eixo de ônibus de passageiros e caminhões de carga. A MP amplia 10% que é o limite atual para 12,5% a tolerância. Proposta segue para sanção do presidente Jair Messias Bolsonaro.

Os ministros Tarcísio Gomez de Freitas da infraestrutura e André Torres da Justiça, afirmam que tal medida será muito importante para combater a atual crise devido a pandemia da covid-19 na classe caminhoneira.

A medida também ressalta que em veículos de peso bruto total igual ou inferior a 50 toneladas o excesso por eixo será maior, só respeitando o limite de não ultrapassar 5% do peso bruto total permitido.

As regras com maiores flexibilidades terão validade até o fim de setembro do ano que vem, a partir dessa data o conselho nacional de trânsito irá regulamentar novas normas.

Vale ressaltar que 43% das multas à caminhoneiros vem por infração de excesso de peso por eixo entre 10% e 12,5% do peso.

Redação – Brasil do Trecho