Curiosidades

Cabines avançadas x Recuadas nos caminhões

Os caras-chatas, ou melhor, os caminhões de cabines avançadas, iniciaram no mercado timidamente. A FNM (FêNêMê) foi uma das primeiras marcas que apostaram no modelo e mesmo assim, gerava desconfiança pela falta de segurança e também pelo desconforto, face ao calor que o motor emitia, pois ela praticamente ficava instalada dentro da boleia.

Por esse e outros empecilhos é que os caminhoneiros preferiram durante muitos anos os famosos “focinhudos”, com o motor na frente. Ele transmitia a sensação de segurança ao motorista. Em caso de colisão frontal, o motor funcionava como um escudo, além de eliminar o calor elevado dentro da cabine e que roubava espaço dos ocupantes.

Atualmente, a preferência tem outro sentido. Essa tendência está mudando, pois em épocas de ganhos operacionais, com maior racionalização e otimização, as empresas transportadoras, pelo seu volume de compras, são as quem decidem o formato do caminhão e desta forma, optam por caras-chatas, devido ao ganho de carga.

Quanto ao comprimento do veículo, a legislação brasileira segue o modelo europeu, que é bem distinto do modelo americano. Nos EUA – Estados Unidos da América, por exemplo, a limitação de tamanho, refere-se somente às carretas, enquanto o cavalo-mecânico (caminhão) tem o comprimento ilimitado. O caminhoneiro norte-americano parece realmente que viaja em um trailer, tal o grande espaço que ele tem dentro da cabine. 

No Brasil, nossa legislação permite que os veículos tenham no máximo 18,15 metros. Essa medição começa no pára-choque frontal do cavalo-mecânico e vai até o final da carreta. Isso impede que tenhamos modelos de caminhões muito grandes, iguais aos do Estados Unidos, mas não impede o luxo, a modernização e a tecnologia empregada. 

O gerente de Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz, Eustáquio Sirolli, acredita que no passado o cara-chata não pegavam porque a manutenção era difícil. Tinha que praticamente desmontar a cabine para tirar o motor. Fora que esquentava muito. E o bicudo não. Era só abrir o capô, que ficava fora. Hoje, com materiais isolantes e termos-acústicos, que eliminam barulho e o aquecimento, além da cabine basculante, os problemas terminaram. E com a entrada dos elétricos (caminhões movidos por baterias) a tendência mundial ao cara-chata deve permanecer.

Na década de 70 a Scania foi a montadora que começou a tentar mudar o preconceito contra o cara-chata. Ela tinha o produto, chamado de linha R, mas não conseguia vendê-lo, por isso montou uma caravana e saiu rodando pelas estradas brasileiras, permitindo que nos postos de combustíveis, os carreteiros pudessem fazer um test-drive.

Conforme explica Emerson Camargo, diretor de vendas de veículos da Scania no Brasil, com o passar dos anos vimos a preferência de nossos clientes por caminhões com cabina com capô irem gradativamente migrando para cabina cara-chata, pois permite o transporte de maior volume de carga dentro dos limites legais, com a mesma segurança que a outra. Ratifica Emerson que desde 2005 a Scania do Brasil não produz mais caminhões T (bicudo).

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Postagens recentes

Caminhoneiros terão atendimento médico na Via Dutra por 90 dias em Pinda (SP)

Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…

10 horas atrás

Transportadora Videira abre vagas para motorista de caminhão

A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…

10 horas atrás

Transportadora Maroni abre novas vagas para caminhoneiro

A empresa Maroni Transportes está com novas vagas em aberto para motorista carreteiro em Louveira, São Paulo. Os interessados em participar do…

10 horas atrás

Quadrilha é presa após sequestrar caminhoneiro e roubar veículos no MA e PI

Uma quadrilha responsável pelo sequestro de um caminhoneiro e roubo de veículos foi presa em uma operação das polícias do…

10 horas atrás

Ambulância é apreendida pela PRF na BR-101 e paciente recém-operado fica deitado no chão na Bahia

Uma ambulância da Prefeitura de Itororó, no sul da Bahia, foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101 por…

10 horas atrás

Expresso Nathan se manifesta após acidente envolvendo motorista e quebra de asa

A Expresso Nathan divulgou uma nota oficial para se manifestar sobre uma ocorrência recente envolvendo um de seus motoristas. Segundo…

11 horas atrás