Novidades para o Mundo do transporte

Foto: hubi40

Vejam tecnologias que transformarão o mundo do transporte em breve.

Tecnologias que mudarão o mundo 

A indústria automotiva está planejando para o mundo novidades no transporte nos próximos anos.

  1. Dirigindo com o poder da mente

A Nissan montadora japonesa está desenvolvendo uma tecnologia chamada de “Brain-to-Vehicle” (cérebro para veículo) em que será possível permitir que os automóveis sejam controlados pelo poder da mente dos seus motoristas.

Para a condução dos carros por meio da captação da atividade cerebral, a tecnologia funciona com a interpretação dos sinais emitidos pelo cérebro.

Os sistemas analisam as atividades para anteciparem, até mesmo, quais ações os motoristas pretendem tomar. O sistema também irá prever ações, como virar na próxima rua ou algum desconforto que o motorista esteja sentindo na condução.

  1. Reinventando a roda

A Nasa criou um pneu que é à prova de furos. Esse projeto foi denominado como Shape Memory Alloy e foi desenvolvido para ser utilizado na exploração de Marte.

O pneu tinha a capacidade para passar por cima de obstáculos como rochas, sem ser destruído e se moldando à superfície, montado com correntes entrelaçadas de níquel-titânio e com interior totalmente vazio.

Em teste, um veículo de passeio também utilizou esse pneu e o resultado foi positivo, porém, não se sabe quando a novidade poderá chegar aos automóveis aqui na Terra.

  1. Carro Transformers

Do cinema para a vida real. Uma empresa japonesa, a Four Link Systems lançou o protótipo de um dobrável e elétrico, o Earth-1, que foi inspirado nos robôs do filme “Transformers”.

Esse veículo tem como principal vantagem a redução do espaço necessário para uma vaga e facilitar o estacionamento. 

Ele tem capacidade para duas pessoas. Para conseguir comprar o brinquedo é necessário desembolsar 70 mil dólares, aproximadamente 228 mil reais. 

Essa novidade esteve pronta para rodar nas ruas japonesas há dois anos atrás e já possuía 30 encomendas.

  1. GM mostra carro sem volante e pedais

Desde 2019 já se falava de lançamento de carro autônomo. Na época, uma das maiores fabricante e montadora de automóveis do mundo, a GM – General Motors, apresentou o que a ela considerava ser o primeiro veículo sem volante e pedais. O protótipo Cruise AV é completamente autônomo e aguardava autorização do governo americano para circular desde 2019.

Pegando a carona da GM, recentemente a Apple Car divulgou projeto que promete carros autônomos sem volante e pedais.

Em 2025 a Apple apresentará o Titan e se refere a um projeto de um carro 100% autônomo que dispensa itens essenciais em um veículo atual, como volante e pedais, revolucionando o mercado de carros autônomos.

Ela possui também, projetos com outros níveis de autonomia, porém, o nível 5 é o grande objetivo da marca. Isso fará com que a Apple brigue no mesmo patamar com outros nomes de peso no segmento, como a Tesla.

  1. Tênis como passagem de metrô

A empresa de transporte público de Berlim – BVG, na Alemanha, efetuou uma promoção que levou dezenas de pessoas a acamparem em frente a duas lojas de departamento, para comprar um dos 500 pares de tênis que valiam como passagem no transporte da cidade.

Ao custo de 180 euros, era uma parceria com a Adidas (marca Alemã), em que o usuário calçava o tênis e podia utilizar os serviços de ônibus, metrôs e bondes da cidade, pois já estaria pago. 

Já pensou como seria se essa promoção viesse aqui para o Brasil?

Redação – Brasil do Trecho